A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc,) realizará nesta quinta-feira (06), a Live do Clube das Quintas de número 09. E a noite será marcada pelo reencontro musical entre os amigos, artistas da música Maria Lídia e o Paulinho Andrade (Paulinho do Teclado). A transmissão ocorrerá pelas plataformas digitais Facebook e Youtube, às 20 horas, com intervenção musical do Grupo Regional Mocorongo.
Compositora, intérprete e produtora cultural, Maria Lidia é natural de Santarém/PA. Estudou piano clássico e é autodidata no aprendizado de violão popular. Comendadora agraciada com a Medalha “Felipe Bettendorf”, também faz parte da Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas). Apresentou-se em diversos shows musicais no Brasil e no exterior. No cenário internacional estão os shows “Aux Chiffons (Paris/França), “Brazônia” (Óbidos/Portugal), Festival Nacional de Gastronomia” (Santarém-Portugal). Muitas das composições foram gravadas por expressivos intérpretes paraenses, como Olivar Barreto, Lucinha Bastos, Leila Pinheiro e Fafá de Belém. Suas músicas também foram registradas no Japão, por Valéria Oliveira e, na França, por Alba Maria. E ainda produziu e gravou diversos discos solo. Atualmente, Maria Lídia finaliza seu projeto sociocultural contemplado no Prêmio Preamar de Arte e Cultura – Produção e Circulação “Lixo Legal”, por meio de edital lançado pela Secult/Pa. Além de produzir e dirigir eventos e gravações de discos, Maria Lídia faz arranjos e transcrições musicais e se apresenta em teatros, clubes, bares e praças de várias cidades brasileiras e no exterior.
Já Paulinho Andrade, o “Paulinho dos Teclados” (Paulinho Produções), natural do município de Óbidos (PA), criado em Oriximiná (PA) e morador de Santarém (PA), autodidata, um dos renomados músicos da Amazônia. Desde os 14 anos de idade evidenciou na sua vida, o talento para a música. E integrava conjuntos de baile em Oriximiná e outras cidades do Oeste do Pará no teclado e violão. Aos 18 anos em solo santareno, estudou e trabalhou, tendo logo assumido os pianos e sintetizadores eletrônicos do mais tradicional conjunto musical da época banda “Os Hippies”. Ousado, em 1984 reuniu músicos e cantores do interior da Amazônia na banda “Monte Carlo”. Paulinho com espírito empreendedor, e seguindo a explosão tecnológica dos anos 90 passou a trabalhar com equipamentos de última geração em produção de sons e iluminação de espetáculos. Mas sem deixar os manuseios com os instrumentos específicos da arte musical.
Segundo o secretário municipal de cultura Luis Alberto Figueira, as atividades remotas da secretaria de Cultura são um misto de experiência e revelações na arte musical. “Os repertórios das Live democratizam as preferências do internauta, uma vitrine de gêneros musicais, do regional, calypso, choro, forró, MPB, rock, sertanejo, entre outros. Estamos contentes pela grande procura de artistas de vanguarda e estreantes para agendar participação nas Live”, disse.
Cultura na comunidade
Para a Live “Cultura na Comunidade”, os talentos aguardados neste sábado (08), são do bairro Santarenzinho, com as atrações:
Junio Sertanejo (Sertanejo)
Jeremias Sampaio, Banda Jereco e Julinha do Sax (Carimbó e Forró)
Faby e Siane (Sertanejo)
Participações especiais do Grupo Regional Mocorongo e Jhones Smith (guitarra).
Ascom PMS