As doses chegaram ao município na manhã desta segunda-feira, 26, e segundo o calendário deverão ser distribuídas tanto na cidade quanto nos oito territórios de Oriximiná.
Em meio a uma reunião na sede da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (Arqmo) entre representantes da Secretaria Municipal de Saúde e coordenadores da Arqmo foi definido o cronograma de vacinação contra a covid-19 junto aos povos quilombolas. Ao todo devem ser vacinados quilombolas dos territórios Água Fria, Ariramba, Área Trombetas, Alto Trombetas 1 e 2, Boa Vista Trombetas, Erepecuru e Cachoeira Porteira, um total de 8,5 mil vacinas recebidas nesta segunda-feira, 25, encaminhadas pelo Governo Federal, via Governo do estado e destinada ao município de Oriximiná via Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará.
De acordo com a Arqmo a reunião foi conduzida pelo coordenador de epidemiologia do município, senhor Carlos Bêta e campanha inicia nesta terça-feira, 27. “O coordenador de epidemiologia do município sentou conosco, ouviu nossas demandas e juntos nós montamos o cronograma de vacinação. Amanhã, a partir das 14h será a abertura da campanha de vacinação quilombola aqui na sede Arqmo, e vamos seguir até o dia 30. De 1º até o dia 11 será realizada a vacinação nos territórios Ariramba, Erepecuru, Água Fria e parte da Área Trombetas (Serrinha, Terra Preta II e Jarauacá) e, no próximo calendário seguimos para Cachoeira Porteira, Alto Trombetas 1 e 2, Boa Vista Trombetas e parte restante da Área Trombetas do Bacabal até o Varjão”, ressaltou Rogério Pereira, conselheiro da Arqmo.
Segundo a Arqmo houve toda uma articulação junto ao Estado e Município visando a cobertura vacinal dentro e fora dos territórios. A primeira etapa de vacinação foi realizada em fevereiro, para quilombolas até 80 anos. Hoje a vacinação contra a covid-19 estava para idosos até 60 anos e com a chegada das 8,5 mil doses a estimativa da Arqmo é que a vacinação atenda até a faixa etária de 18 anos. “A partir de amanhã, a tarde nós vamos montar um posto de vacinação aqui na Arqmo para vacinar quilombolas que residem em Oriximiná, temos mais de 8.500 doses e vamos vacinar todo mundo com idade acima de 18 anos e também a vacinação da gripe para criança de seis meses até seis anos incompletos e gestantes”, finalizou a coordenadora administrativo da Arqmo, Claudinete Colé.
Por: Marta Costa/Ascom Ecam