Especialista da UPA 24 horas reforça os cuidados contra a COVID-19

“Nunca é demais a preocupação sobre o uso de máscara e higienização contínua das mãos” afirmou a médica da Unidade, Elen Portela.
UPA 24H DE SANTARÉM – Foto: ASCOM

Com a retomada gradual de algumas atividades, as medidas de segurança de prevenção da COVID-19 devem ser intensificadas. Principalmente em áreas de acesso coletivo como praias, balneários, bares e conveniências. Nesses espaços é muito importante que, caso haja a necessidade da permanência da família, seja de forma responsável, obedecendo o distanciamento, uso de máscara e as demais exigências do Decreto Municipal.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é referência no atendimento à porta aberta para casos da COVID-19, por conta disso, funciona como um termômetro dos casos de internação da doença na cidade, ou seja, a Unidade reflete a situação da propagação do vírus e os dos agravos. Nos últimos dias o número de internações vem reduzindo, no entanto, para que esse número de atendimento continue caindo é necessária conscientização coletiva da população.

Para a médica Elem Portela, que atua na UPA, as pessoas além de ficarem seguras, precisam buscar ficar saudáveis. Segundo ela, algumas pessoas podem ter o vírus e não apresentar sintomas.

“Com isso, não saberão que estão doentes. Este é um dos motivos que tornam o distanciamento social tão importante. Sempre que possível, a população deve permanecer em casa, respeitando as medidas. Quando houver necessidade de sair, é indispensável tomar uma série de cuidados para evitar a transmissão da doença”, finalizou ela.

Confira 8 dicas para continuar seguro ao retorna para casa casa

Diante da pandemia, a chegada em casa envolve algumas etapas de cuidados necessários para a prevenção da covid-19. Se ligue nessas orientações e previna-se:

1) Tome banho ou, pelo menos, lave bem as áreas do corpo mais expostas, como mãos, punhos e rosto, especialmente, que podem entrar em contato com boca, nariz e olhos.
2) Evite tocar nos móveis de casa e objetos antes de higienizar as mãos;
3) Se possível, tire os sapatos ao entrar; é uma medida que ajuda a evitar que você leve sujeira à sua casa;
4) É aconselhável lavar a roupa após o uso, com sabão, como de costume;
5) Evite deixar sobre a mesa ou sofá objetos como bolsa, carteira, chaves e outros vindos da rua;
6) Limpe seu celular e os óculos com sabão e água ou álcool 70%. Empresas de telefonia recomendam aplicar álcool isopropílico 70% e desligar antes o smartphone para evitar danos.

________
Ascom HMS e UPA