A primeira edição da campanha foi realizada em maio de 2020
Em sua 2ª edição, a Campanha “Espalhe o Bem no HRBA” está de volta com uma missão ainda maior: acolher os profissionais que, há mais de um ano, atuam na recuperação de pacientes com a Covid-19 no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).
A primeira edição da campanha foi realizada em maio de 2020, no auge da primeira onda de contágio do coronavírus no Brasil e teve uma grande repercussão, ganhando destaque na imprensa nacional como ação de humanização e acolhimento aos profissionais.
As mensagens são recebidas por meio de aplicativo de mensagens instantâneas no celular (93) 99199-1626, e divulgadas na rádio interna do hospital, alcançando todos os colaboradores e usuários presentes no Regional.
Qualquer pessoa pode participar, basta enviar a mensagem (texto ou áudio), utilizando a hashtag #EspalheOBemNoHRBA.
Este ano, além de mensagens via aplicativo, os usuários dos serviços do HRBA podem deixar sua mensagem de incentivo também na caixinha do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), na recepção principal do hospital.
A campanha faz parte do projeto “Rede de Atenção aos Colaboradores”, que tem como objetivo amenizar os efeitos psíquicos deste período de pandemia, buscando apoiar os colaboradores proporcionando bem-estar mental e oferecendo atendimento psicológico presencial.
“Percebemos que a pandemia trouxe uma intensidade de sentimentos e a procura dos colaboradores por atendimento aumentou em nosso hospital. A partir do acolhimento que estamos realizando, conseguimos auxiliar na reorganização dessas emoções”, destaca a psicóloga organizacional de Gestão de Pessoas, Adriana Encarnação.
A enfermeira Nayara Aguiar Lima, atua desde o início da pandemia em uma das alas da Clínica Covid-19 do HRBA. Ao longo do último ano, enfrentou vários desafios, perdas e o medo, por isso considera fundamental ações de acolhimento que proporcionem incentivo para seguirem firmes combatendo o vírus e salvando vidas.
“Não está sendo um momento fácil para ninguém, mas sem dúvida, as ações realizadas pelo hospital, como a de espalhar mensagens pela rádio interna e o atendimento psicológico disponibilizado, amenizam bastante os sentimentos ruins e nos fortalecem para continuar a batalha contra esse vírus. Nós vamos vencer e sairemos disso tudo mais fortes que nunca”, afirma a enfermeira.
O Regional do Baixo Amazonas é uma unidade do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, sendo uma das unidades de referência para o atendimento a casos graves de Covid-19, na região Oeste do Pará.
“Voltamos com esse projeto, porque acreditamos que palavras positivas e boas energias também tem o poder de curar o próximo. Os profissionais da saúde em todo o Brasil estão cansados e queremos dizer para eles que estamos aqui, e continuaremos dando todo apoio necessário para chegarmos ao fim dessa guerra vitoriosos”, destacou o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.
Referência em média e alta complexidades no Estado do Pará, certificado com a ONA 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o HRBA está entre os melhores hospitais públicos do País desde 2012, primeira vez que foi reconhecido nacionalmente por boas práticas assistenciais.
Atendendo a uma população estimada em R$ 1,3 milhões de pessoas, de 30 municípios da região oeste do Pará, o HRBA realizou mais de 900 mil atendimentos em 2020 – cerca de foram 3,8 mil a mais na comparação com o ano de 2019. No ano passado, o hospital alcançou ainda índice de 99,36% de satisfação dos usuários.
Ascom HRBA