Proposta vai ser votada pelos deputados na próxima terça-feira (20)
Um Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) institui no Calendário Oficial do Estado do Pará o “Dia de Oração pelas Autoridades da Nação”. Apresentada em 2019, a matéria recebeu pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e está pautada para ser votada na próxima terça-feira (20), pelo plenário. Ela precisa passar em primeiro turno, segundo turno e redação final, antes de seguir para sanção do governador.
Segundo a justificativa apresentada, um dos objetivos é que “se torne um hábito, que o povo passe a orar e não criticar as autoridades constituídas no Estado do Pará e por toda a Nação Brasileira”. Pelo texto do projeto, a data deve ser celebrada na terceira segunda-feira de cada mês. Em 2019, outra proposta semelhante foi aprovada no Estado de São Paulo e sancionada pelo governador João Dória.
“Por ser uma pessoa cristão, por crer em Deus, nós acreditamos que as autoridades são instituídas por Deus e eles têm a direção para guiar o povo com leis justas”, declarou o autor da matéria que tramita na Alepa, deputado Fábio Freitas (Republicanos), ao ser procurado pela reportagem. “Foi falado a nível nacional que seria não a data que eu coloquei no projeto, mas todo o terceiro domingo no mês de março e nós deixamos aberto o terceiro domingo de cada mês. Mas a pessoa pode fazer oração em qualquer momento ou dia”.
Na justificativa enviada junto com o projeto, também semelhante à justificativa apresentada na matéria aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo e sancionada por Dória, Fábio Freitas argumenta que a prática da oração e intercessão pelas pessoas trazem resultados extraordinários, surpreendentes e até milagrosos, para os que creem. “É comum ouvirmos críticas e condenações verbais a respeito de nossos governantes e políticos em geral. A Bíblia Sagrada fala que toda autoridade é instituída por Deus, mesmo aquelas que nos fazem perecer. A Palavra de Deus também fala para orarmos pelas nossas autoridades para que elas exerçam um governo justo e estratégico, para que promova o bem de todos e a nação prospere”, diz o texto assinado pelo parlamentar. “É preciso muita sabedoria, capacitação, saúde, paz, conhecimento, dedicação e disposição para fazer o melhor diante de um governo, seja ele municipal, estadual ou federal, em seus diversos níveis e áreas de atuação”.
Na justificativa, o autor pede ainda que se ore “para que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário cumpram os seus papéis com excelência e retidão” e afirma que se deseja “o melhor para aqueles que estão dirigindo a nação brasileira, para que não pereçamos com leis injustas e falta de recursos”.
O Liberal