Uma boa notícia no final desta quarta-feira (14). De acordo com informações adquiridas pela redação do RDN, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Santarém, referência no atendimento porta aberta e exclusivamente para pacientes com a COVID-19, conta com apenas 14 pacientes internados nesta quarta-feira (14).
Considerando as últimas semanas em que a Unidade chegou a cerca de 55 pacientes internados recebendo tratamento para a covid-19 diariamente, essa notícia é motivo de alegria para a equipe e esperança de dias melhores para a população.
A UPA é importante no acolhimento e suporte para os primeiros atendimentos de pacientes que apresentem critérios de internação e precisam fazer uso de oxigênio.
Outra boa notícia
Desde ontem, terça-feira, a Unidade está atuando com todo corpo multiprofissional necessário para a quantidade de atendimentos gerais e o fluxo de pacientes internados. Houve na última semana a contratação de 19 profissionais da enfermagem, sendo dez técnicos de enfermagem e nove enfermeiros, completando o número total solicitado na liminar expedida no dia 6 de abril. Estes estão passando pelos devidos treinamentos, divididos em grupos para evitar aglomerações. Além disso, a Unidade recebeu na última sexta, 9 de abril, cinco respiradores, entregues pela prefeitura municipal de Santarém após uma doação do Ministério da Saúde.
O médico infectologista também já está atuando na UPA, com visitas e monitoramento aos pacientes internados. Houve ainda contratação de um clínico geral, pra atuar de forma horizontal.