Capital do Amazonas já imunizou 29 mil pessoas com doenças pré-existentes
O município de Manaus, no Amazonas, deu um passo à frente, em relação as outras cidades brasileiras neste sábado (10), em relação a vacinação contra a covid-19. A capital do Estado iniciou hoje, a imunização de jovens de 18 a 29 anos, que possuem comorbidades.
Desde 29 de março, Manaus já realiza a imunização de adultos com comorbidades, que teve início por pessoas de 59 anos. Atualmente, podem se vacinar adultos de 18 a 59 anos com doenças preexistentes, agentes de segurança pública, profissionais da saúde e idosos.
Comorbidades da fase atual da campanha:
– Diabetes mellitus
– Obesidade mórbida
– Cardiopatias: Insuficiência Cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.
Até a última sexta-feira (9), de acordo com o “Vacinômetro” municipal, mais de 29 mil pessoas com comorbidades já foram vacinadas. Considerando todos os grupos, mais de 268 mil pessoas foram vacinadas contra Covid na capital, o que representa cerca de 12% da população.
O Liberal