A data foi lembrada por professores da Secretaria Municipal de Educação.
Nesta segunda-feira, 15 de março, é comemorado em todo o Brasil, o Dia Nacional da Escola. Mesmo com as aulas ocorrendo de maneira diferente por conta da pandemia, a educação não pode ser deixada de lado. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) lembra que a data é importante para conscientizar e valorizar ainda mais o trabalho de professores, coordenadores, diretores, em meio a tantas incertezas e questionamentos sobre o “novo normal” ocasionado pelo novo coronavírus.
Para a Semed, mesmo diante do cenário atual, a escola deve continuar cumprindo seu papel de educar e formar cidadãos conscientes e responsáveis.
O assessor para assuntos educacionais da secretaria de educação de Santarém, Marcos Moura Gentil, lembra que a escola é, sem dúvida, uma das instituições mais importantes de uma sociedade que reconhece o seu valor na vida de cada um e de todos e para o desenvolvimento consciente de uma nação. Para ele, a escola é responsável pela socialização do saber historicamente construído e pela reconstrução do conhecimento, além de atuar também na formação humana e cidadã. “É preciso valorizar permanentemente a escola e o que ela representa principalmente para os que mais precisam como espaço democrático e como oportunidade de mudança de vidas”, disse Gentil.
A Neuropsicopedagoga e Mestra em Educação, Gilma Pereira Rocha, lembra que a escola tem como papel social proporcionar o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do estudante, a fim de que ele esteja capacitado a participar da sociedade em que está inserido. Já a função básica da escola, segundo Gilma, é garantir a aprendizagem de conhecimento, evidenciando ao educando as habilidades e valores, visando o exercício da cidadania.
A escola é um local de inúmeras oportunidades de aprendizagem. Essa é a visão da professora da Educação Infantil Lucidalva da Silva Ferreira, lotada no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Maira Raimunda Pereira de Sousa, no bairro Nova república. “Apesar de estarmos longe devido à pandemia, nossas escolas da Rede Municipal de Ensino jamais perderam o vínculo com seus alunos, pois acreditamos que mesmo distantes precisamos estar presente no ambiente familiar, através das mídias sociais, buscando fazer o nosso papel como escola que é sempre incentivar nosso alunos para uma boa formação escolar”. Para ela, neste momento de pandemia, escola e família precisam estar unidas em prol de uma educação de qualidade.
O que diz a LDB
A educação é um direito fundamental básico, previsto na Constituição brasileira e de fundamental importância na vida de cada um. Conforme definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Art. 2º, a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Ascom PMS