O carregamento, que mantém o Plano Paraense de Vacinação, vai continuar a imunização de trabalhadores da área de saúde
A região Oeste do Pará recebeu mais um lote com 1.340 doses da vacina CoronaVac/Sinovac. O avião com os imunizantes chegou nesta quinta-feira (4) ao Aeroporto Internacional de Santarém “Maestro Wilson Fonseca”. As doses, que vão manter o Plano Paraense de Vacinação contra a Covid-19, serão destinadas a trabalhadores da saúde, e também para os profissionais de saúde atuantes em terra indígena, que deverão receber a segunda dose da vacina. Até o momento, o Governo do Pará distribuiu 78.131 doses do imunizante na região Oeste, enviados pelo Ministério da Saúde.
Aline Cunha, diretora do 9º Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), destaca que, além dos profissionais de saúde, a região prossegue a imunização dos grupos prioritários. “Estamos executando em nossos municípios a vacinação de idosos entre 75 e 79 anos, com exceção de Santarém, que está imunizando idosos entre 70 e 79 anos”, informa.
A logística de distribuição na região contou com a utilização de um avião de médio porte, modelo Caravan, e outro de pequeno porte, modelo C-206, ambos da frota do governo do Estado. A logística foi planejada pela Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará e executada pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).
Quantidade – O Pará recebeu na madrugada de quarta-feira (3) mais uma remessa, com 67 mil doses, da vacina CoronaVac/Sinovac, desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan.
Foi o sexto carregamento recebido pelo Estado, contabilizando 481.040 doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Até o próximo dia 30 de março, o Pará deverá receber 1,5 milhão de doses de imunizantes contra a Covid-19.
Negociação – O governador Helder Barbalho articula com o Ministério da Saúde a garantia de mais vacinas para imunizar todos os habitantes do Estado. “Nós estamos articulando, em conjunto com o Fórum dos Governadores e o Consórcio de Governadores da Amazônia, a aquisição de vacinas de todos os laboratórios que estão com eficácia garantida. Lamentavelmente, não há pronta entrega de vacina, e nós estamos dialogando para que, num esforço comum com o governo federal, possamos trabalhar em um único caminho”, garante o governador.
Atualmente, o Pará é o 9º estado que mais vacina contra a Covid-19 no País, de acordo com dados divulgados pelo Consórcio de Veículos de Imprensa.
Fonte: Agência Pará