Pesquisadores na Índia estudaram 304 pessoas com sintomas e fizeram testes de visão
Usuários de óculos têm menos probabilidade de pegar covid-19 porque esfregam menos os olhos, de acordo com um novo estudo.
Pesquisas na Índia estudaram 304 pessoas com idades entre 10 e 80 anos que relataram sintomas de vírus e foram questionadas sobre a visão.
Dezenove por cento disseram que usavam óculos na maior parte do tempo, levando a descobertas que sugerem que aqueles que usam óculos oito horas por dia têm menos probabilidade de contrair o coronavírus.
O Sunday Telegraph relatou o estudo dizendo: “O estudo mostrou que o risco de covid-19 era cerca de duas a três vezes menor na população que usa óculos do que na população que não usa. Um indivíduo tem o hábito de tocar o rosto em média 23 vezes por hora e os olhos em média três vezes por hora. O uso prolongado de óculos pode evitar toques e fricções repetidas nos olhos.
No ano passado, pesquisadores da China descobriram que os pacientes com covid-19 eram cinco vezes menos propensos a ter óculos que a população em geral.
Receptores para o vírus
A equipe, do Segundo Hospital Afiliado da Universidade de Nanchang, disse acreditar que isso ocorre porque os receptores ACE-2, aos quais o vírus se agarra para entrar e infectar células humanas, podem ser encontrados nos olhos.
Os autores escreveram: “Nosso principal achado foi que os pacientes com covid-19 que usam óculos por um período prolongado todos os dias eram relativamente incomuns, o que poderia ser uma evidência preliminar de que os usuários diários de óculos são menos suscetíveis ao covid-19. Os olhos são considerados um canal importante para a entrada da Sars-CoV-2 no corpo humano.”
Ou seja, para quem usa diariamente óculos, que geralmente ocorre em ocasiões sociais, têm um fator de proteção potencial, reduzindo o risco de transferência de vírus para os olhos e fazendo com que esses usuários contumazes de óculos raramente sejam infectados pelos olhos com covid-19.
Fonte: O Liberal, com informações do Daily Mail