Hospital de Campanha de Santarém começa a dar alta médica a pacientes de Covid-19

Os dois primeiros recuperados já estão em casa, após tratamento na unidade de saúde instalada pelo governo do Estado em parceria com prefeitura
Reprodução – Agência Pará

No final da tarde desta segunda-feira (22), os corredores do Hospital de Campanha de Santarém (HCS), município localizado na Região Oeste do Pará, ficaram coloridos pela primeira vez para celebrar os primeiros dois pacientes de Covid-19 que receberam alta médica.  Os santarenos Sebastião da Silva Pantoja, 73 anos, e Domingos Rodrigues da Conceição, 64 anos, ficaram internados por três dias no HCS.

Funcionários, médicos, enfermeiros, técnicos e familiares se reuniram para saudar a vitória contra a doença. Balões, música, cartazes e muitas palmas marcaram a celebração pela vida. Com 60 leitos clínicos, desde a última quinta-feira (28) a unidade hospitalar temporária está montada na Escola Maria Uchoa Martins, no bairro Floresta, que fica a 800 metros do Hospital Regional do Baixo Amazonas.

Sebastião Pantoja e Domingos da Conceição foram encaminhamos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e estavam internados no Hospital de Campanha desde a última sexta-feira (19). Sebastião foi o primeiro paciente recebido pelo HCS, e também foi o primeiro a receber alta médica. “Agora vou continuar minha batalha de vida. Trabalhando como eu posso. Agora eu quero ficar em casa e comer uma pescada cozida”, disse, após receber a boa notícia.

“É uma emoção muito grande. Deus é maravilhoso. Meu pai ficou três dias na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e três dias aqui no Hospital de Campanha. Agradecemos aos profissionais de saúde que cuidaram do meu pai. É uma vitória muito grande para nossa família”, afirmou a filha de Sebastião, Rose Pantoja, que também venceu a luta contra a Covid-19. Já Domingos da Conceição saiu do hospital acompanhado pela família, trazendo no sorriso o agradecimento por estar recuperado.

Estabilidade – A secretária Municipal de Saúde de Santarém, Marcela Tolentino, informou que o cenário da pandemia no município está entrando em estabilidade, porém é necessário a população continuar mantendo as medidas preventivas de distanciamento social e higiene pessoal.

“É gratificante para toda a sociedade. Temos que procurar o tratamento (contra a Covid) o mais rápido possível para evitar ficar internado. Muito importante o apoio do governo do Estado e da prefeitura para que esse hospital pudesse ajudar as pessoas acometidas de Covid”, destacou.

Emocionada com a recuperação dos pacientes, Silvia Parecida Somera, responsável técnica de Enfermagem do Hospital de Campanha, falou sobre a satisfação da equipe com essa vitória. “É isto que queremos para todos os nossos pacientes. Que sejam devolvidos para suas famílias com saúde. Isso, para nós, é muito importante e não tem preço”, afirmou, sem conter as lágrimas.

Leia também: 

•Hospital de Campanha de Santarém recebe primeiro paciente de outro município https://www.agenciapara.com.br/noticia/25339

Fonte: Agência Pará