O ano de 2020 foi um ano atípico e de muitas vidas perdidas, principalmente por conta da pandemia do novo coronavírus. Mas nem tudo são notícias ruins, pois também foi um ano de renovação, para os casais que oficializaram a união e para as famílias que receberam bebês na família.
O Maniva Info realizou uma pesquisa e fez o levantamento dos nascimentos, casamentos e óbitos em Santarém, no oeste do Pará. Os dados foram obtidos no site registrocivil.org.br. Confira os dados
Nascimentos
Entre as 25 cidades que mais registraram nascimentos em 2020, Santarém foi a segunda colocada em números de nascidos. Para ser mais exato, 6.667 crianças nasceram na região.
Janeiro foi o mês que mais nasceram bebês em Santarém, sendo 730 nascimentos. O mês das mães, maio, foi o período com o menor número de nascimentos, 397.
Apesar do alto número de nascimentos em 2020, o ano anterior (2019) registrou ainda mais nascidos.
Casamentos
A pesquisa revelou ainda que em 2020, muitos casais resolveram oficializar a união. No total, foram 1.750 casamentos registrados nos cartórios de Santarém.
Outubro e Dezembro foram os meses que mais registraram casamentos na cidade, sendo 241 e 167, respectivamente. Já no mês de maio, poucos casais quiseram tornar as coisas mais sérias, sendo registrados apenas 27 casamentos.
Óbitos
O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do novo coronavírus, por isso, é inevitável falar sobre as vidas perdidas. Santarém foi o segundo município paraense que mais registrou mortes. No total, 2173 pessoas perderam a vida.
Santarém, inclusive, teve o maior índice de mortes por covid-19 entre as oito cidades pesquisadas.
Os meses com mais registros de óbitos foram Junho e Julho, sendo 346 e 279, respectivamente. Abril foi o mês com menos registros, tendo 96 mortes.