Influenciadores ganham força na publicidade

Saiba quem são os maiores influenciadores digitais de Santarém; confira a lista

As redes sociais mudaram a forma de nos comunicarmos. Os altos números de seguidores e a audiência tão significativa quanto a de outros meios de comunicação deu a oportunidade para anônimos tornarem-se verdadeiras celebridades do mundo virtual.

Esses criadores de conteúdo definem seus nichos de acordo com sua própria realidade e gostos. Com o crescimento no engajamento, passam a fechar parcerias com marcas e empresas que viram neste seguimento uma forma de aproximar a sua relação com os consumidores.

Levando em consideração o crescimento dessa atividade é importante ressaltar que o diferencial desses novos profissionais na publicidade é a proximidade com o público. Ainda que uma celebridade seja opção para estrelar uma peça de marketing por possuir alto número de fãs e seguidores, o número atrai as marcas, mas ao ser colocado sob a lupa das métricas, a porcentagem de interação é baixíssima.

A falta de confiança do consumidor na publicidade tradicional e o poder de engajamento da comunicação orgânica nas mídias sociais são dois pontos que justificam o crescimento de contratos entre marcas e microinfluenciadores, pois essa categoria é a que mais consegue se dedicar ao contato direto com os seguidores e com um conteúdo mais espontâneo e pertencente à sua própria realidade.

A última pesquisa feita pela Edelman Trust Barometer 2018 indica como justificativa para o crescimento de contratos entre marcas e microinfluenciadores, a queda na confiança do consumidor na publicidade tradicional. De acordo com o estudo feito com 33 mil pessoas de 28 países, incluindo o Brasil, 48% dos entrevistados brasileiros não sabem em quais companhias ou marcas confiar. No marketing, os web influencers estão divididos em categorias criadas a partir do número de seguidores:

  • Micro-influencers – de 1k a 10k seguidores
  • Meso-influencers – de 10k a 100k seguidores
  • Macro-influencers – de 100k a 1M seguidores
  • Mega-influencer – a partir de 1M seguidores

Em Santarém, o Instagram é a rede social mais utilizada para esses fins. Em um levantamento realizado pelo site Maniva, entre as contas locais que possuem número expressivo de seguidores, foram identificadas 24 específicas de criadores de conteúdo que trabalham com parcerias. Destas, 18 são femininas e 6 são masculinas.

Diferente das antigas estratégias de propaganda dos meios tradicionais que buscavam atingir todo o público ao mesmo tempo, a Designer estratégica de marcas, Adriana Dalbert, ressalta que “os seguidores estão ali pela influência comportamental que é gerada, não pelos produtos ‘vendidos’, então é importante que esses novos profissionais criem conteúdo de valor. Isto é, assumam posicionamentos e determinem o público para quem vão gerar o sentimento de pertencimento, identificação”.

Esse “espelho” do dia a dia aproximado ao máximo da realidade é o que garante a fidelidade do público nas redes sociais de acordo com a Designer estratégica de Marcas. A internet é dúbia, nela já não se busca a perfeição, nem mais do mesmo, sim o diferencial. “Já existem vários movimentos, inclusive de marcas de alto luxo (isso mesmo?) saindo da internet porque, se era um diferencial estar na internet há um tempo atrás, hoje, que todos estão, para algumas marcas, não é mais”. Explicou.

Ranking

O site Maniva pesquisou os principais influenciadores digitais da cidade de Santarém. No ranking de seguidores foram incluídos 50 perfis de influenciadores na rede social Instagram. As ferramentas utilizadas para a coleta de dados foram os sites Social Blade e Modash e foram coletados nos período de 20 a 27 de dezembro de 2020.

Ranking de influenciadores ordenados pelo número de seguidores segundo a ferramenta Modash.io no período de 20 a 27 de dezembro de 2020

Para quem ficou interessado em anunciar seus produtos e serviços através de um influenciador digital é importante saber que existem outras métricas relevantes que devem ser consideradas além do número de seguidores. Para se ter um exemplo, a influenciadora @patriciaaguiarr aparece longe das primeiras posições no ranking de seguidores, mas, é a seguidora com a maior média de curtidas, como mostra o gráfico Média de Curtidas.

Outras Métricas

Selecionamos os 30 influenciadores mais bem posicionados em nosso ranking para examinar outras métricas. São elas: Média de CurtidasTaxa de EngajamentoCredibilidade da Audiência e Credibilidade das curtidasPercentual de seguidores por gêneroPercentual de curtidas por gênero e Percentual de curtidas por não seguidores.

Média de likes dos últimos 30 posts
A taxa de engajamento é uma indicação de como o público do influenciador está envolvido. É calculado como [seguidores / curtidas, comentários, etc]. A taxa média de engajamento do Instagram é 3%.
A credibilidade da audiência aponta quantos seguidores são reais e quantos são falsos. É natural que os influenciadores tenham seguidores falsos, porém, menos de 75% é tipicamente um sinal de fraude.
Qual percentual de gênero alcançado pelo influenciador
Se um influenciador tem baixa credibilidade de curtidas pode ser um sinal de que ele está comprando curtidas
Indica como as curtidas do influenciador estão divididas por gênero entre o seu público
Quanto maior for esse número maior será o alcance das publicações fora de seu público

Como não há uma organização formal de influenciadores, como um sindicato ou associação, é bem provável que alguns perfis tenham ficado de fora deste levantamento. Se você é influenciador e quiser ser incluído nas próximas pesquisas entre em contato conosco e informe o seu @.

Fonte: Maniva.info