O Festival ocorreu em 2019 e 2020 e teve entre os apoiadores a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc)
O Festival de Cinema – FestAlter, evento que transformou a Vila de Alter do Chão no palco internacional da sétima arte, será incluído em pesquisa de doutorado na Europa. A pesquisa é coordenada pela brasileira doutoranda pela Erasmus University Rotterdam, em Rotterdam na Holanda, Débora Póvoa. O Festival ocorreu em 2019 e 2020 e teve entre os apoiadores a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e demais secretarias municipais.
Na manhã desta segunda-feira (25), o titular da pasta municipal da Cultura Luis Alberto Figueira participou de entrevista virtual com Débora Póvoa que explicou que a pesquisa está relacionada ao cinema e turismo no Brasil.
Secretário Luis Alberto e Débora Póvoa durante a reunião. Foto: Alciane Ayres.
“Eu venho acompanhando a mobilização local em torno do cinema e do turismo desde 2019, quando participei como palestrante na primeira edição do Festival de Cinema de Alter do Chão. Por isso, resolvi incluir o festival na minha pesquisa como um estudo de caso. Devido ao apoio do governo municipal ao evento, a entrevista com o secretário teve como foco entender o papel do festival no fortalecimento da indústria audiovisual do município de Santarém”, explicou a doutoranda que é natural do Rio de Janeiro (RJ), mas reside em Rotterdam (Holanda).
Doutoranda Débora Póvoa. Foto: Alciane Ayres.
Segundo o secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira, a Prefeitura incentivou e apoiou o festival com a estrutura institucional das secretarias municipais na organização dos espaços. Tanto a pasta da Cultura quanto as de Agricultura, Infraestrutura, Saúde e Trânsito tiveram grande envolvimento para que a 1ª edição do evento fosse realizado com sucesso chegando a vários lugares do mundo. O FestAlter movimentou ainda a manutenção da cultura do povo Borari de Alter do Chão, do Pará e da Amazônia.
“Em 2019, o FestAlter foi muito além do cinema, transformou-se em um verdadeiro palco para dezenas de oficinas, palestras sobre a produção e o mercado audiovisual. E ainda as apresentações de distintas atividades artísticas culturais no envolvimento de dança, música, pintura e teatro, atrelado as demais manifestações culturais locais. Entre as atividades da programação o intercâmbio de produtores audiovisuais locais e de outros centros do País em palestras e mesa-redonda, essa troca de conhecimento do saber do povo nativo da Amazônia com o conhecimento em novidades da área tecnológica de outros lugares foi positiva. Ainda enfrentamos desigualdades sociais, dentre no segmento cultural, e precisamos de mais e mais representantes na política do nosso Brasil que vejam a Cultura como forma de educar e evoluir e o Festival de Cinema proporcionou esse enfoque”, destacou o gestor da Cultura.
Foto: Alciane Ayres.
Edições do Festival de Cinema de Alter do Chão
O primeiro Festival de Cinema de Alter do Chão ocorreu em 2019, presencial, realizado no período de 21 a 27 de outubro. Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus foi realizado pela internet, através da digital “Fest Arte Play”.
2019 – Dos 1979 filmes inscritos para participar do Festival, pouco mais de 1900 foram selecionados em curadoria formada por 10 jornalistas. Posteriormente, o corpo de jurados escolheu os 220 filmes para competirem por categorias. Durante os sete dias, aproximadamente, 30 mil pessoas participaram da programação.
2020 – Apesar da pandemia do novo coronavírus, o evento foi novamente um sucesso e foi realizado através da plataforma digital “Fest Arte Play”. Foram inscritos 9.762 filmes. E no último dia da Live de encerramento e premiação, o pico de visualizações foi de 5.838 internautas. O conteúdo do evento encontra-se à disposição dos internautas pelo link: https://festivaldealterdochao.com.br/festalterplay/
Ascom PMS/Secult