Colaboradores do HMS recebem vacina contra a COVID-19

De um total de 576 trabalhadores, 511 estavam aptos a vacinar
Crédito : Ascom HMS e UPA 24h

Durante o dia de hoje, 25 de janeiro, os profissionais que atuam no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) puderam receber a primeira dose da vacina Coronavac. Para esse momento foi elaborado um fluxo que priorizou os trabalhadores da saúde, dividido por escala de prioridade em três grupos diferentes – A, B e C. A Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA) disponibilizou 350 doses para os trabalhadores da saúde que atuam no HMS e setor de hemodiálise.

O setor de epidemiologia juntamente com os infectologistas do HMS e equipe do CCIH realizaram uma avaliação técnica para dividir as vacinas. De um total de 576 trabalhadores, 511 estavam aptos a vacinar. O número diminuiu por ter colaboradores que já haviam sido vacinados em outra Unidade hospitalar. Além das grávidas e àqueles que apresentaram sintomas gripais nos últimos 15 dias.

“Nós fomos muito criteriosos na escolha desses 350 trabalhadores. Obedecemos ao que orienta o Plano Federal de vacinação. A nossa vontade é que todos recebam a imunização, mas como não recebemos a quantidade que suprisse a demanda, tentamos ao máximo dar total transparência para todos os envolvidos”, esclareceu Carina Miranda, coordenadora do setor de epidemiologia.

No “grupo A” contemplou os profissionais da saúde que atuam diretamente com cuidado ao paciente, que são: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. No grupo B estavam àqueles que têm contato frequente com o usuário como maqueiros, recepcionistas, agentes de limpeza e etc. Por fim, no grupo C, estavam os profissionais que atuam nas atividades de apoio ou com contato eventual com os pacientes, entre eles, farmacêuticos e auxiliar administrativo. 80% da vacinação foi feita no primeiro grupo.

A emoção ao serem imunizados

Atuando há 16 anos no HMS, a enfermeira Maria Azelaide Mota, de 54 anos, foi a primeira a ser vacinada no HMS. Ela atua no setor de urgência e emergência e falou da emoção que sentiu. “Um sentimento de alívio e ao mesmo tempo de gratidão. Eu não sei medir minha alegria em ter recebido essa vacina. Eu esperei por esse dia”, falou.

A segunda pessoa a ser vacina do grupo prioritário foi à técnica de enfermagem, Maria Pinto de Moraes, de 58 anos. Ela tem 27 anos de profissão e todos dedicados ao HMS. “Eu sempre me dediquei bastante no meu setor, mesmo durante a pandemia. Saber que estou sendo vacina só me motiva a me dedicar ainda mais. Estou muito, muito feliz mesmo”, contou ela.

A coordenação de enfermagem do HMS, Joycinéia Nobre, destacou a importância do dia de hoje. “Graças a Deus foi possível vacinar toda equipe de enfermagem que atua diretamente com o paciente. Nós sabemos que a partir de agora ao se deslocarem das suas residências para o ambiente de trabalho, eles estarão se sentindo muito mais protegidos e seguros”, enfatizou ela.

A diretora técnica do HMS, Amine Tarek, também falou sobre esse momento tão esperado. “Tenho certeza que esse dia foi inesquecível para todos nós”, finalizou.

O HMS é referência no atendimento de urgência e emergência em Santarém e recebe pacientes de mais e 25 cidades da região do Baixo Amazonas. Sendo o único Hospital portas abertas com suporte para realizar cirurgias de baixa e média complexidade. A Unidade não atuou na linha de frente contra a COVID-19, no entanto atendeu pacientes com os sintomas da doença após serem internados com outras patologias.

Ascom HMS e UPA 24h