A solicitação é da vereadora Alba Leal através do ofício Nº 04/2021.
A vereadora Alba Leal (MDB) solicitou à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do ofício Nº 04/2021, informações sobre a falta de médico na Unidade Básica de Saúde (UBS), do Distrito de Curuai, localizado na região do Lago Grande em Santarém, oeste do Pará.
Segundo a parlamentar, a preocupação é que sem o médico, não existe atendimento adequado em uma unidade que atende aproximadamente 8 mil habitantes e comunidades adjacentes que necessitam dos atendimentos do referido profissional, para que seja assegurado o acesso de qualidade e prevaleça os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Encaminhamos o ofício para a secretária municipal de Saúde, Marcela Tolentino, pedindo informações acerca da falta do profissional e a secretária imediatamente nos respondeu informando que o médico havia solicitado exoneração, mas que já está sendo providenciado um substituto. Então, nós precisamos que esse profissional seja encaminhado o mais breve para a UBS, e assim possamos dar uma resposta para a população”, disse a vereadora.
Em nota, a Prefeitura de Santarém informou que o médico solicitou desligamento por motivos pessoais.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA) informa que recebeu a solicitação de desligamento do médico que atuava na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Curuai. O profissional fazia parte do Programa Mais Médicos e a Semsa está providenciando um substituto. Um cronograma será estabelecido para que a comunidade não fique sem assistência médica até que um novo médico seja enviado para a comunidade em definitivo.
Ascom Vereadora Alba Leal