A unidade atendeu 425 pacientes do dia primeiro até dia 23 deste mês
“Hoje eu estou indo para casa passar o natal com a minha família” a fala emocionada é de Raimundo Nazareno, 50 anos, que recebeu alta da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas hoje, 24 de dezembro, véspera de Natal. A Unidade que é referência no atendimento e tratamento da COVID-19, atendeu 425 pacientes do dia primeiro até dia 23 deste mês. Além de Raimundo, mais dois pacientes vão para casa hoje e ainda estão previstas mais duas altas para amanhã, 25 de dezembro.
Raimundo Nazareno estava sendo monitorado há 4 dias pelo munícipio, foi quando apresentou sintomas mais fortes e precisou ser internado na UPA. Ao saber que receberia alta médica, ele falou sobre o sentimento de alegria de poder está no lar neste dia especial.
“Graças ao apoio dessa equipe maravilhosa, eu estou indo para casa. Espero que todos que estão fora daqui se cuidem porque essa doença não é brincadeira. Agora estou indo encontrar minha esposa que vai me levar para casa”, disse ele.
Adriana Araújo, 47 anos, tem previsão de alta para amanhã. Ela conta que começou a sentir os sintomas da doença no dia 10 de dezembro, depois de uns dias em casa teve o quadro clínico agravado e precisou ser internada. A paciente teve 60% do pulmão comprometido. Além de Adriana, a mãe, o pai e a irmã também foram ser internados. O pai de Adriana apresentou um quadro clínico delicado e foi transferido para a UTI do município de Itaituba. A mãe também tem um quadro crítico e aguarda ser transferida para um hospital de alta complexidade. A irmã Andrea Araújo, evolui bem e continuará o tratamento na UPA.
“Eu estou com quatro pessoas da minha família com a COVID-19, aqui nós recebemos os melhores tratamentos. Eu peço que vocês tenham consciência, curtam as suas festas sem aglomeração e se cuidem. Essa doença é silenciosa e ela mata”, enfatizou com lagrimas nos olhos.
A coordenadora da UPA, enfermeira Dilcinéia Portela destaca que as altas de Raimundo e Adriana representam o objetivo da equipe que restaurar a saúde das pessoas. “Acredito que o melhor presente que a UPA pode dar para essas famílias é devolver esses pacientes recuperados e proporcionar nesta data tão especial a alegria para eles,” concluiu ela.
Ascom HMS e UPA 24h