Depois de instalado, o jogo funciona sem precisar de conexão com a internet; acesse o link.
Com a finalidade de apoiar as famílias e os educadores na alfabetização de crianças na faixa etária de 4 a 9 anos de idade, em tempos de isolamento social, a Secretaria de Alfabetização (Sealf) vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançou dia 27 de novembro, o aplicativo Graphogame.
Em Santarém, a professora Heloísa Sousa, do setor Mais Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) informou, que o aplicativo é uma ferramenta virtual que vem para auxiliar no ensino das crianças da alfabetização.
Segundo ela, o aplicativo pode ser divulgado aos professores da rede municipal de Santarém e às famílias, para que seja utilizado pelas crianças nesse momento de pandemia.
A secretária de Educação de Santarém, Mara Belo reformou, que o “Graphogame” veio para apoiar pais e educadores e que o MEC disponibilizou um Manual de Uso do aplicativo, que explica como baixar e configurar as suas funcionalidades.
Mara Belo disse ainda, que se trata de um jogo que poderá ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Apple, Google e Windows. O mais importante, em se tratando da realidade amazônica é que depois de instalado, o jogo funciona sem precisar de conexão com a internet. (Link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-da-educacao-mec-lanca-aplicativo-gratuito-para-reforcar-alfabetizacao).
Graphogame é uma ferramenta utilizada com sucesso em vários países no apoio à preparação para a alfabetização e ao processo de alfabetização formal de crianças entre 4 e 9 anos de idade.
O GraphoGame é um jogo educacional com um ambiente virtual para a aprendizagem de habilidades fonológicas voltado para crianças de 4 a 9 anos. Desenvolvido pela empresa finlandesa, Grapho Learn, o aplicativo desenvolve habilidades relacionadas aos sons da linguagem e ajuda a aprender a ler. Surgiu, inicialmente, como uma ferramenta de apoio para crianças com dificuldades de leitura.
O software está presente em mais de 30 países de todo o mundo, tendo já sido adaptado para mais de 25 línguas. Evidências científicas mostram que o aplicativo é efetivo, principalmente, quando utilizado pela criança sob supervisão e com o engajamento de um adulto. Por isso, a participação de pais, professores, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e gestores de redes educacionais é muito importante.
Fonte: MEC