O filme Memórias de Velho possui duração de 48 minutos e será lançado dia 02 de dezembro no evento virtual ‘Cine Debate’
Dirigido pelo documentarista santareno Carlos Bandeira Jr. e produzido com recursos do Governo do Estado, via edital de seleção cultural Prêmio Preamar de Arte e Cultura 2020, da Secretaria de Cultura – Secult- Pa, o filme Memórias de Velho possui duração de 48 minutos e será lançado dia 02 de dezembro no evento virtual ‘Cine Debate’ , desenvolvido nas redes sociais pela Diretoria de Cultura, da Universidade Federal do Oeste do Pará.
O documentário retrata narrativas e reflexões de vida de onze idosos, com idade entre 60 e 99 anos, de comunidades rurais e bairros da zona urbana de Santarém, que participaram efetivamente das transformações sociais da região.
A obra expressa a memória coletiva e conduz distintas possibilidades de compreensão de acontecimentos históricos, como: as transformações urbanas, os ciclos econômicos como da borracha, ouro, pele de animais, e sobre as mudanças produzidas pelas políticas de desenvolvimento e de ocupação da Amazônia executadas na segunda metade do século XX.
O média-metragem estará disponível para ser assistido e para download no canal Bandeira Filmes, no Youtube, com legenda em inglês e tradução em libras. Será exibido também em sessões presenciais em duas comunidades: na comunidade Tipizal, PA, localizada na PA-356, Curuá-una, no dia 26 de novembro de 2020 e no barracão comunitário do bairro Mararú, no dia 27 de novembro de 2020.
Além disso, serão distribuídas cópias físicas em cinco escolas públicas de ensino básico das localidades onde residem os personagens do filme.
Link para inscrição do cine debate de lançamento do filme:
https://forms.gle/4TVXwjRPtd8WE6tFA
Colaborou: Barbara Caetano – Assessoria