Entidade de defesa da Mulher, a UBM, é instalada em Santarém

Uma comissão escolhida irá organizar juridicamente a instituição.
Comissão de mulheres que irão organizar a UBM – Divulgação

Com a presença de cerca de 30 mulheres (fotos) de vários bairros da cidade, foi instalada em Santarém, no sábado, 07/11, a UBM – União Brasileira de Mulheres, seção local. 

Uma comissão de cinco mulheres representando cinco bairros da cidade, foi escolhida para organizar juridicamente a instituição. 

A presidente estadual da UBM, Ana Júlia Carepa deu posse à comissão que é formada pelas seguintes mulheres: Josita Miranda (Nova República), Daniela Avelino (COHAB) Cleide Duarte (Aldeia), Val Macêdo (São Cristóvão) e Natália Souza (Cucurunã).

Histórico

A instituição existe há mais de 30 anos e combate os abusos contra a mulher e  vem se espalhando pelo Brasil para organizar o movimento em combate ao machismo e pelo empoderamento feminina.

No Pará, a UBM está organizada em municípios como Marabá e Barcarena. Em Belém, existe uma direção estadual, comandada pela ex-governadora do Pará, a bancária Ana Júlia Carepa. A comissão deve se reunir no mês que vem para tratar da estratégia de instalação definitiva, eleição de diretoria e demais providências burocráticas, para atuar nos bairros da cidade.

Colaborou: Jota Ninos