Segunda oferta de peixes de 2020 será 100% maior do que a primeira em setembro. Organização do evento adotou medidas de segurança para evitar aglomerações, como distanciamento, disposição de álcool em gel e drive thru
A Feira do Pirarucu de manejo do Pará será realizada neste sábado (07/11) na Praça São Sebastião e contará com a participação dos pescadores de Santa Maria, Tapará Miri, Costa do Tapará, Tapará Grande e Pixuna. O evento será a última oportunidade para comprar o peixe fresco, antes do período do defeso. Os preços variam de R$ 7,00 (miudeza) e R$ 20,00 (cortes da manta).
A comercialização terá esquema de drive thru caso o consumidor prefira comprar direto de seu veículo, para evitar aglomerações. O evento é realizado pela Sapopema, Sebrae e Colônia de Pescadores com apoio da Ufopa, Sedap, Semap e IFPA.
Em decorrência da pandemia da covid-19, procedimentos de segurança foram adotados para a realização do evento, como demarcação tátil para distanciamento no tamanho mínimo de um pirarucu, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel e distanciamento das barracas.
A segunda edição da feira vem com novidades e mais experiência, ressaltou o gerente regional do Sebrae, Michel Martins: “Era uma feira que nós vínhamos para um aprendizado e hoje estamos aqui procurando melhorias cada vez mais para a entrega desses pescadores para a população”.
A intenção é oportunizar meios para escoação do pirarucu produzido na região no próprio município de origem, de forma a gerar renda para as populações tradicionais e promover o entendimento do esforço que comunitários tem para garantir o futuro da espécie. “Já faz mais de vinte anos que essas comunidades desenvolvem manejo do pirarucu que envolve todo um esforço comunitário a partir de um processo de organização e sistema de vigilância dos lagos, e um trabalho de contagem para monitoramento do estoque, conservação e estabelecimento da cota” – contou o coordenador da Sapopema, Antônio José Bentes.
Fonte: Sapopema