Hospital Regional do Baixo Amazonas realiza simulado de incêndio e evacuação de emergência

Treinamento teve como objetivo aprimorar a segurança aos pacientes e colaboradores
Brigadistas simulam resgate de paciente da UTI Neonatal – Foto: Ascom HRBA

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, realizou nos dias 29 e 30 de outubro, um simulado de incêndio e evacuação de emergência, nas dependências da unidade.

O simulado faz parte do Plano de Emergência e Abandono implantado na instituição pertencente ao Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde. A finalidade é aprimorar o treinamento dos colaboradores para os procedimentos a serem adotados nestas situações, zelando pela segurança dos pacientes, usuários e colaboradores.

A ação contou com a atuação da Brigada de Incêndio do HRBA, composta por 110 colaboradores e teve a supervisão do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).

Foram realizados treinamentos nos setores da unidade, com acionamento do código de emergência (sirene tocando), seguido de evacuação de colaboradores e voluntários que simularam serem pacientes.

“Todos foram direcionados para pontos de encontro externos ao ambiente hospitalar. Todas as simulações foram cronometradas e a equipe apresentou um bom desempenho”, compartilhou o engenheiro de segurança do Sesmt, Eduardo Godinho.

Para atuar na Brigada, os integrantes passaram por capacitação em primeiros socorros, resgate de vítimas e combate a incêndio, inclusive com atualização das técnicas na semana passada. Todo esse processo de prevenção também integra as práticas institucionais e de segurança, incentivadas pela Pró-Saúde em todas as unidades que gerencia no país.

Pacientes, acompanhantes e colaboradores do HRBA, foram informados previamente sobre a simulação, o que manteve a situação sob controle, no momento em que o alarme soou nos setores.

Brigadistas simulam incêndio no HRBA – Foto: Ascom Pró-Saúde

Nos dois dias de treinamento, todos os setores do hospital funcionaram normalmente, sem interrupções aos atendimentos prestados aos pacientes.

“Treinar nossa equipe para atender ocorrências de incidentes, como incêndio, é essencial para resguardarmos a segurança dos usuários que frequentam nosso hospital. Esse simulado faz parte das ações de melhoria contínua desenvolvidas pela gestão do HRBA”, explica o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

O HRBA é reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil. É um dos primeiros hospitais públicos do Norte a conquistar a certificação Nível 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Ascom HRBA/Pró-Saúde