O serviço estava parado desde fevereiro desse ano e retornou no início do mês de outubro.
Com o objetivo de levar soluções imediatas e proporcionar ao paciente um local de escuta, a Ouvidoria interna do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino (HMS) recebe e acompanha as demandas desses usuários garantindo o direito à cidadania. O atendimento acontece após uma “busca ativa” realizada todos os dias pela equipe do psicossocial, em todos os setores e ainda através de um questionário que pode ser depositado nas caixas disponibilizadas na urgência e emergência, e, obstetrícia.
Segundo a diretora do Instituto Mais Saúde, empresa que administra o HMS, Grazieli Landiosi, o serviço da Ouvidoria foi criado para que qualquer pessoa possa manifestar suas opiniões sobre o atendimento, as instalações e os serviços oferecidos pelo Hospital. “Esse é um canal aberto para elogiar os aspectos positivos; sugerir alternativas que possam melhorar o funcionamento da Unidade; tirar dúvida sobre o que fazer, como fazer, a quem procurar e como proceder dentro do HMS. Além de poder reclamar de qualquer situação que seja considerado pelo usuário como insatisfatório”, explicou ela.
A equipe do psicossocial é quem está responsável por mediar e facilitar o diálogo entre a Unidade e os pacientes. Os ouvidores recebem a queixa, vão atrás da causa do problema em alinhamento com a direção, checam as informações com os supervisores e cooperam com os setores envolvidos para um desfecho correto.
“Quem procura a Ouvidoria tem a garantia de que terá seu assunto encaminhado e de que receberá uma resposta”, afirmou a responsável pelo setor do psicossocial, a psicóloga Ligia Ferreira.
Ascom HMS