A mudança passa a valer a partir de 12 de outubro; além do nome outras mudanças importantes ocorreram na entidade. Entenda
A partir do dia 12 de outubro de 2020, o Núcleo Central da Pastoral do Menor da Arquidiocese de Santarém passa a se chamar Centro da Criança e do Adolescente Bom Pastor, instituição de assistência social da Igreja Católica pertencente às Obras Sociais da Arquidiocese de Santarém, que está sob a responsabilidade do Diretor – Presidente das Obras, Padre Alaelson Lima e da coordenadora do Centro, Andrêssa Araújo. Os demais núcleos da Pastoral do Menor continuarão a desenvolver seu serviço, porém, não estarão ligados ao Centro Bom Pastor, mas diretamente às paróquias nas quais estão territorializados. O articulador da Pastoral do Menor continua sendo o Padre Eugênio Venzon, SCJ. O anúncio dessas mudanças ocorreu na manhã desta quarta-feira, 7 de outubro, durante entrevista coletiva nas dependências do Sistema Arquidiocesano de Comunicação.
Essas mudanças não alteram as atividades no Centro Bom Pastor, o serviço continua o mesmo. No momento, por conta da pandemia da Covid – 19, não estão havendo as atividades presenciais desenvolvidas pelas crianças e adolescentes atendidas pela entidade, há somente atividades remotas, trabalhos administrativos e técnicos, das 8h ao meio-dia.
Os núcleos da Pastoral do Menor serão integrados as paróquias e áreas pastorais dentro das diretrizes da Pastoral do Menor Nacional e Arquidiocesana. Sendo assim, as paróquias e áreas poderão criar uma Pastoral do Menor em sua comunidade, assim como ocorre com outras pastorais. Padre Eugênio será o articulador das atividades dos núcleos e acompanhará a criação de novos núcleos.
O setor administrativo da Pastoral do Menor passará a funcionar no Centro Arquidiocesano de Pastoral, onde também é a central de atendimento das demais pastorais da Arquidiocese.
O Dia da D da Mudança
No dia das Crianças, 12 de outubro, será a oficialização dessas mudanças. Esse momento será marcado com uma Missa na Catedral Metropolitana de Santarém, às 8h, e presidida pelo Arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, CSJ.
As razões dessa mudança
Nos últimos anos, as Obras Sociais da Arquidiocese de Santarém tem passado por diversos processos de reestruturação interna, visando dar autenticidade ao trabalho de assistência social, seguindo de acordo com o Estatuto Social das Obras, bem como alcançar a sustentabilidade econômica para o relevante trabalho que é desenvolvido no município de Santarém.
A Pastoral do Menor, criada há 33 anos, passou a fazer parte das Obras Sociais da então Diocese de Santarém, passando a se chamar “Obras Sociais da Diocese de Santarém – Pastoral do Menor”, em 2 de janeiro de 2001. A partir desta data, a Pastoral seguiu as orientações estatutárias das Obras Sociais da então Diocese, respondendo legalmente como uma Instituição de Assistência Social. Porém, a amplitude do trabalho desenvolvido criou contextos difíceis, sobrecarregando as estruturas gerenciais que impossibilitam a sustentabilidade dos 13 núcleos pertencentes às Obras Sociais.
Diante de todos esses aspectos, após vários diálogos, foi decidido que os trabalhos desenvolvidos serão desmembrados com a finalidade de fortificar a caminhada e não anular nenhuma das linhas de trabalho da Pastoral do Menor. Cada serviço oferecido será direcionado de acordo com a sua finalidade de criação.
O que é Pastoral?
Pastoral na Igreja Católica é uma ação e/ou conjunto de atividades pelas quais a Igreja desenvolve sua missão de seguir com a ação de Jesus Cristo juntamente aos diversos grupos e realidades de cada local.