Valor total é de R$ 85.397.691,16, que será distribuído entre 55.578 paraenses; em Santarém, são mais de 6.200 contribuintes com direito. Pagamento começa nesta quarta, 30
A Receita Federal deposita, nesta quarta-feira (30), o 5º lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2020. No estado do Pará, o valor total de R$ 85.397.691,16 será distribuído entre 55.578 contribuintes. Já na 2ª Região Fiscal, composta pelos estados do AC, AM, AP, PA, RO e RR, 124.543 contribuintes terão direito a créditos no valor total de R$ 191.321.790,56.
Os contribuintes atendidos pela Delegacia da Receita Federal em Belém e unidades jurisdicionadas somam 37.045 pessoas com direito a R$ 59.718.444,30. Enquanto que em Marabá, serão restituídos R$ 18.192.688,95 para 12.259 contribuintes e, em Santarém, serão R$ 7.486.557,91 para 6.274 contribuintes.
Em todo o Brasil, o crédito bancário chegará para 3.199.567 pessoas, totalizando mais de R$ 4,3 bilhões. Desse total, R$ 226.353.008,42 referem ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 7.761 idosos acima de 80 anos, 44.982 entre 60 e 79 anos, 4.685 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 21.303 cuja maior fonte de renda foi o magistério. Além disso, foram contemplados 3.120.836 pessoas não prioritárias que entregaram a declaração até o dia 16 de setembro.
Os contribuintes podem ter acesso às informações no Portal e-CAC da Receita Federal. No serviço Meu Imposto de Renda, é possível ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Caso haja qualquer inconsistência, o contribuinte pode avaliar e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A Receita tem disponível ainda aplicativo para tablets e smartphones para consultar as declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Por meio do aplicativo, pode-se consultar diretamente nas bases do órgão informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Fonte: O Liberal