Partidos anunciaram nomes em convenções e candidaturas serão confirmadas pela Justiça Eleitoral.
Veja nomes definidos em convenção de candidatos à Prefeitura de Belém nas eleições 2020, em ordem alfabética.
As candidaturas ainda dependem de confirmação da Justiça Eleitoral.
Cássio Andrade (PSB) – 40
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou no dia 16 de setembro o deputado federal Cássio Andrade como candidato à Prefeitura de Belém. O candidato a vice-prefeito da chapa é o professor Max Lima.
A convenção do partido ocorreu em uma casa de shows no bairro da Cidade Velha, em Belém.
O candidato disputará a Prefeitura de Belém pela primeira vez. Ele é deputado federal e está no quinto mandato político. É advogado, empresário e já foi vereador de Belém, deputado estadual no Pará e é presidente do diretório estadual do PSB no Pará.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
Cleber Rabelo (PSTU) – 16
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou no dia 11 de setembro o ex-vereador Cleber Rabelo como candidato à prefeitura de Belém. O candidato a vice-prefeito da chapa será o operário da construção civil e ativista do movimento LGBT, Seu Alex.
A convenção do PSTU ocorreu por vídeo conferência no perfil oficial do partido.
Cleber disputará a Prefeitura de Belém pela terceira vez. Ele tem 47 anos, é operário da construção civil, está no PSTU há 15 anos e foi vereador em Belém de 2013 a 2016.
Edmilson Rodrigues (PSOL) – 50
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou no dia 16 de setembro o deputado federal Edmilson Rodrigues como candidato à prefeitura de Belém. O candidato a vice-prefeito da chapa será o ex-deputado estadual Edilson Moura (PT).https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
A convenção do partido ocorreu em um hotel no bairro de São Brás, em Belém.
Rodrigues disputará a Prefeitura de Belém pela quinta vez. Ele é professor, arquiteto, com doutorado em geografia humana pela Universidade de São Paulo (USP). Foi prefeito de Belém entre 1997 e 2000, sendo reeleito para 2001 a 2004, e também já teve três mandatos como deputado estadual e dois de deputado federal.
Everaldo Eguchi (Patriota) – 51
O partido Patriota lançou no dia 12 de setembro ex-delegado federal Everaldo Eguchi como candidato à prefeitura de Belém. O candidato a vice na chapa ainda não foi definido.
A convenção ocorreu em um centro de convenções do bairro do Umarizal, em Belém.
Everaldo tem 57 anos e é delegado da Polícia Federal. Paraense de Tomé Açu é formado em Direito e Economia. Em 2018 disputou o primeiro cargo público, como candidato a deputado federal.
Guilherme Lessa (PTC) – 36
O Partido Trabalhista Cristão (PTC) lançou no dia 14 de setembro o pastor Guilherme Lessa como candidato à prefeitura de Belém. O candidato a vice-prefeito da chapa será o major Diamantina.
A convenção do partido ocorreu em uma casa de recepções no bairro de Batista Campos, em Belém.
Lessa é presidente estadual do partido no Pará e pela primeira vez disputa a prefeitura da capital do Pará. Natural de Rio Branco, no Acre, o candidato do PTC é pastor evangélico, locutor, escritor, cantor gospel e assessor parlamentar. Em 2018, ele foi candidato a deputado federal, mas não se elegeu.
Gustavo Sefer (PSD) – 55
O Partido Social Democrático (PSD) oficializou no dia 16 de setembro o deputado estadual Gustavo Sefer como candidato à prefeitura de Belém. O candidato a vice-prefeito da chapa ainda será definido.
A convenção do partido ocorreu na sede do partido, no bairro do Umarizal, em Belém.
O candidato disputará a Prefeitura de Belém pela primeira vez. Natural de Belém, Gustavo Sefer já foi vereador da capital e atualmente desde 2018 é deputado estadual na Assembleia legislativa do Pará.
Dr. Jeronimo (PMB) – 35
O Partido da Mulher Brasileira (PMB) lançou Jose Jeronimo de Sousa como candidato à Prefeitura de Belém. A candidata a vice-prefeita da chapa é a psicóloga Ana Paula Andrade.
O candidato disputará a Prefeitura de Belém pela primeira vez.
José Jeronimo tem 60 anos, é médico ginecologista formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Já foi soldado da Aeronáutica, onde se formou 3º sargento pela Escola Especialista da Aeronáutica em Guaratinguetá, em São Paulo, e foi transferido ao 1º Comar, em Belém.
Mário Couto (PRTB) – 28
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) lançou no dia 4 de setembro o administrador e ex-senador federal Mário Couto como candidato à prefeitura de Belém. A definição do candidato a vice-prefeito ainda não foi divulgada.
A convenção do PRTB ocorreu por vídeo conferência, em um centro de convenções do bairro do Umarizal, em Belém.
Natural de Salvaterra, no Marajó, Mario Couto tem 74 anos e é formado em administração pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mário Couto já foi eleito deputado estadual por quatro mandatos e senador da república por um mandato. Quando deputado, Mário Couto chegou a presidir a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).
Priante (MDB) – 15
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou no dia 16 de setembro o deputado federal José Priante como candidato à prefeitura de Belém. Priante disputará a Prefeitura de Belém pela segunda vez. Patrícia Queiroz, pastora evangélica, foi apresentada como vice-prefeita.
A convenção do partido ocorreu de forma semipresencial, em um centro de convenções no bairro do Reduto, em Belém.
Natural de Belém, José Priante é advogado e preside o diretório do MDB em Belém. Ele já foi vereador, deputado estadual e está no quinto mandato como deputado federal. Além disso, Priante já concorreu duas vezes ao Governo do Pará.
Thiago Araújo (Cidadania) – 23
O partido Cidadania oficializou no dia 16 de setembro o deputado estadual Thiago Araújo como candidato à prefeitura de Belém.
A convenção do partido ocorreu em um ginásio localizado na av. Almirante Barroso, bairro do Marco, em Belém. A candidata à vice-prefeita da chapa é Marinalva Muniz da Silva.
O candidato disputará a Prefeitura de Belém pela primeira vez. Natural de Belém, Thiago Araújo tem 27 anos e está no segundo mandato como deputado na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).
Vavá Martins (Republicanos) – 10
O Partido Republicanos lançou, neste domingo, (13), o deputado federal Vavá Martins como candidato à prefeitura de Belém. O candidato a vice-prefeito da chapa será o policial militar sargento Gonçalves.
A convenção do partido ocorreu em um clube social em Belém.
Vavá disputará a Prefeitura de Belém pela primeira vez. Ele tem 38 anos, cumpre primeiro mandato de deputado federal pelo Pará, iniciou a carreira como pastor e já foi radialista e apresentador de TV de programas ligados à entidade religiosa. Martins é formado em gestão pública pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), pós-graduando em gestão ambiental.
Fonte: G1 Pará