Uepa anuncia retomada das aulas a partir do próximo dia 21,em formato híbrido

Conselho Superior aprovou protocolo sanitário para retorno das atividades em todos os campi da instituição
Aulas em todos os campi da Uepa recomeçam dia 21 -Reprodução – Agência Pará

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) anunciou que as atividades retornarão no próximo dia 21. Mas, as aulas do primeiro e segundo semestres serão realizadas em formato híbrido (ensino presencial e não presencial), através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

O Calendário Acadêmico Suplementar foi aprovado na reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consun) da Instituição, realizada na segunda-feira, 31, e publicado na edição desta quinta-feira,3, no Diário Oficial do Estado (DOE).

O novo calendário prevê que o primeiro semestre de 2020 se encerrará em 10 de novembro, considerando que antes da suspensão das aulas foram cumpridos 28 dias letivos.

O segundo semestre letivo começará dia 23 de novembro,seguindo até até 23 de março de 2021, cumprindo com a carga horária oficial e obrigatória. Esse calendário será para os cursos de graduação, inclusive dos programas especiais: Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e Forma Pará, além dos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Conforme aprovado pelo Consun, caberá aos três Centros de Ciências e 18 campi promoverem estratégias para o acolhimento dos estudantes e da comunidade acadêmica em geral, com base nas medidas do Protocolo de Biossegurança da Universidade. Centros e campi também serão responsáveis por elaborar os próprios calendários em consonância com Calendário Acadêmico 2020-Suplementar, prevendo as atividades, necessidades de cada disciplina e especificidades dos cursos, inclusive ações de capacitação continuada sobre TIC’s.

Uepa oferta 21% das vagas públicas no ensino superior do Pará

O reitor da Uepa e presidente do Consun, Rubens Cardoso, explica que a retomada do calendário acadêmico híbrido decorre do compromisso que os conselheiros têm com os princípios, valores e objeto social da missão da Universidade. “Uma decisão em favor do melhor interesse da comunidade acadêmica, com impacto plurianual, evidenciando a integridade do sistema de governança da instituição. A Uepa oferta a cada ano cerca de 21% das vagas públicas no ensino superior paraense  e essa decisão do Consun reafirma esse compromisso com a sociedade paraense”, afirma o reitor.

Na reunião extraordinária do Consun também foi aprovado o Protocolo Pedagógico de retomada das Atividades Acadêmicas. O documento tem como base diversas leis, portarias e pareceres sobre as normas educacionais excepcionais durante a pandemia no novo Coronavírus. Além disso, considera como critério para a retomada o Decreto Estadual Nº 800, que institui o Projeto RetomaPará. 

Dividido em orientações gerais e específicas, o Protocolo recomenda estratégias de ações relacionadas à retomada nos cursos de graduação, com atenção especial aos alunos em condições de vulnerabilidade socioeconômica, bem como aos pertencentes a grupos étnico-raciais e com necessidades especiais, para que sejam garantidas pelos campi as condições favoráveis de acesso aos equipamentos e práticas educacionais, respeitando as especificidades e diversidades de acessibilidade dos alunos.

Também são apontadas instruções em relação às atividades presenciais, não presenciais, Plano de Ensino, conclusão de curso, qualificação e defesa de trabalhos acadêmicos, estágio supervisionado, além de atividades complementares, colação de grau e registro das atividades acadêmicas, que serão lançadas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), para fins de comprovação de composição de carga horária.

De acordo com a pró-reitora de Graduação e coordenadora do Protocolo Pedagógico, Ana da Conceição Oliveira, o documento orientador é fruto de um trabalho coletivo, desenvolvido por meio de um Grupo de Trabalho designado por portaria, envolvendo gestores, professores e estudantes, que se estendeu por um longo período, em face da necessidade de análises documentais e à espera dos resultados dos inquéritos epidemiológicos externo e interno, bem como das condições de provimento para o Edital de Auxílio Conectividade para os alunos.

Fonte: Agência Pará