Santarém vai sediar I Copa de futebol de base Revelando Talentos

Será uma grande oportunidade dos futuros craques da região mostrarem talento e, quem sabe, sonhar com um futuro profissional.

A cidade de Santarém, no oeste do Pará, vai sediar a I Copa JR Eventos de Futebol de Base Revelando talentos. O evento está programado para ocorrer entre os meses de setembro e novembro, com jogos sendo realizados no estádio Colosso do Tapajós e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A Copa está sendo organizada pela Agremiação Atleta do Futuro de Santarém, cujo coordenador é Joacyr Moura, que foi coordenador técnico do São Francisco em 2018.

Será uma grande oportunidade para a molecada de Santarém e região mostrar serviço combinado com talento e começar a sonhar mais alto em relação ao futebol. Isso porque os pequenos atletas estarão sendo observados clinicamente por quem entende do assunto e, no jargão do futebol, o evento servirá como “peneira” para futuros craques dos gramados.

Os atletas estarão sendo observados tecnicamente (principalmente nas finais) pelo idealizador da Copa 2 de Julho, Sinval Vieira, e pelo coordenador da Agremiação Atletas do Futuro (Joacyr). Aqueles que se destacarem poderão ser avaliados por dirigentes de clubes do futebol local e até nacional.

Mas, o evento tem outros objetivos que vão além do esporte. Mais que revelar jogadores, o evento visa possibilitar inclusão social promovendo jovens que estão em situação de vulnerabilidade e fazer integração intermunicipal por meio do futebol. Também pretende fomentar o esporte, criando mecanismos de visibilidade aos participantes que buscam oportunidades para ser um jogador profissional de futebol, além de estabelecer regras e disciplinas relacionadas aos direitos e deveres dos atletas como cidadãos. 

A primeira Copa JR Eventos de futebol de base deve contar com oito equipes na faixa etária de ano base 2006 e 2005. A data prevista para o início da competição é 19 de setembro.

Regulamento

A I Copa JR Eventos de Futebol de Base Revelando Talentos contará com selecões de seis municípios da região oeste do Pará, mais a equipe anfitriã (Atletas do Futuro), além de duas equipes locais a serem determinadas pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL).

O chaveamento será definido por sorteio. Os jogos serão de ida e volta em fase de mata-mata seguindo os moldes da Copa do Brasil até as finais. A decisão de terceiro e quarto lugar e a grande final devem ocorrer no dia 14 de novembro de 2020.

A primeira fase terá 13 rodadas, sendo que cada equipe terá um mando de campo com as respectivas honras da casa.

Cada delegação deverá ser formada por 24 atletas, cinco (5) membros da comissão técnica, e três (3) membros da diretoria. No total, as oito equipes devem somar 256 participantes. 

Portanto, é aguardar e conferir o que de bom a Copa JR Eventos poderá proporcionar. A expectativa é a de que possam surgir muitos talentos, mas, se não for possível, que pelo menos o futebol possa se constituir numa ferramenta poderosa no processo de inclusão social e escolar dos jovens aspirantes a profissionais, no futebol e na vida.

Vídeo: atletas da base do Botafogo mandam um recado para Joacyr Moura:

Por Ronnie Dantas/RD Notícias