A ação é promovida pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas para reforçar o estoque do Hemopa
Com a intenção de reforçar o estoque da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em Santarém, o Comitê Transfusional do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) promove a campanha “E Se Fosse Para Você? O Que Você Faria? Doe Sangue, Salve Vidas”.
A unidade, que pertence ao Governo do Pará sendo gerenciada pela Pró-Saúde, busca ainda aumentar a segurança aos pacientes do HRBA, que também precisam das doações.
A campanha será realizada no primeiro sábado de setembro, 5/9, das 7h às 17h, no Hemopa. Neste ano, o foco da ação é estimular a empatia – habilidade de se imaginar no lugar da outra pessoa.
“O objetivo é motivar o ato entre o público interno do hospital, como colaboradores, acompanhantes e visitantes, mas também é aberta para doação de toda a sociedade. Quem trabalha a semana toda e não tem tempo, poderá doar no sábado”, explica Terezinha Leão, médica responsável técnica pela Agência Transfusional do HRBA.
A meta do Hospital Regional do Baixo Amazonas é arrecadar 100 bolsas de sangue, que serão destinadas à reposição do estoque do Hemopa. “Essa campanha ocorre para manter nosso estoque abastecido”, explica Suane Rocha, assistente social do Hemopa.
Por ser uma unidade de média e alta complexidades, e referência em tratamento oncológico no Norte do Brasil, o HRBA precisa com frequência de plaquetas, para atender a demanda dos pacientes que estão em tratamento contra o câncer.
No primeiro semestre de 2020, o hospital gerenciado pela instituição filantrópica Pró-Saúde, utilizou em média 415 bolsas de sangue por mês. Muitas transfusões foram realizadas em pacientes com a Covid-19.
“Nos tornamos uma referência para atender casos graves do novo coronavírus na região, recuperamos centenas de pessoas, e muitos por terem doenças prévias oncológicas necessitaram fazer transfusões sanguíneas. Além disso, realizamos cirurgias de alta complexidade, que em sua maioria necessitam de sangue à disposição. As campanhas são essenciais”, ressalta o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.
Critérios para doação de sangue
• Sentir-se bem, com saúde;
• Apresentar documento oficial de identidade com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional;
• Ter entre 16 e 69 anos;
• Pesar igual o superior a 50 Kg;
• Quem teve coronavírus – pode doar 30 dias após recuperado e estar assintomático;
• Quem teve contato com alguém confirmado para Covid-19 deverá aguardar 14 dias e estar sem sintomas para efetuar a doação.
Serviço
Tema: Campanha de Doação de Sangue do HRBA
Data: 5/09 (7h às 17h)
Local: Hemopa Santarém – Av. Frei Vicente, Aeroporto Velho
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
Ascom HRBA/Pró-Saúde