O corte ocorreu nas despesas discricionárias, aquelas que mantém a universidade funcionando, ou seja, que custeiam energia elétrica, por exemplo.
A Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará, emitiu nota à comunidade acadêmica da universidade, comunicando corte nas despesas discricionárias da universidade, ou seja, nas despesas fundamentais, que mantém a unidade em funcionamento, como energia, contrato e consumo.
Leia, na íntegra, o comunicado, assinado pelo reitor da universidade, Hugo Alex Diniz.
Nota
Recebemos ontem a informação do corte de 18,2% no orçamento de despesas discricionárias para 2021 de todas as universidades federais. No caso da Universidade Federal do Oeste do Pará, nosso orçamento passará de R$ 44.705.001,00 em 2020 para R$ 35.669.349,00 em 2021 (o que corresponde a um corte de 20,21%).
As despesas discricionárias são aquelas que mantém a universidade funcionando, ou seja, que custeiam energia elétrica, contratos e consumo, inclusive o Apoio Estudantil.
O desafio imposto a partir do corte é sabermos como manter a qualidade no ensino, considerando os nossos objetivos institucionais estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023) e metas propostas ao Ministério da Educação anualmente. No decorrer dos próximos dias nos reuniremos com gestores de unidades e demais membros da comunidade acadêmica para avaliar os cenários e opções.
Hoje, 7 de agosto, já convocaremos reunião da Câmara de Assuntos Econômicos e Financeiros para o próximo dia 24 de agosto, às 9h, e do Conselho de Administração (Consad) para o dia 9 de setembro de 2020, às 14h, para que possamos, juntos, enfrentar mais este desafio institucional.
Acompanharemos os debates da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e manteremos a comunidade informada por meio de nossos canais oficiais.
Santarém, PA, 7 de agosto de 2020.
HUGO DINIZ
Reitor
ALDENIZE XAVIER
Vice-reitora
ROGÉRIO CRUZ
Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional
Fonte: Ufopa