Em nota divulgada na noite de ontem a prefeitura lamenta a tragédia e informa que o sistema ainda estava em fase de testes; leia, na íntegra.
Um reservatório de água desabou e destruiu um posto de saúde no início da noite desta quarta-feira (5) no município de Almeirim, localizado no Baixo Amazonas, oeste paraense.
De acordo com informações do secretário de Governo de Almeirim, Weider Carvalho Lobato, apuradas pelo G1 Santarém, o desabamento aconteceu por volta das 17h, atingindo parte da unidade de saúde do bairro centro, que faz a triagem de pacientes com suspeita de Covid-19, e também uma residência vizinha. Alguns pacientes e profissionais de saúde que estavam na unidade sofreram ferimentos. Ainda segundo informações do G1, pelo menos três pessoas morreram e mais de uma dezena ficaram feridas. Duas das pessoas encontradas mortas trabalhavam na obra do reservatório.
“Desde o momento que soubemos dessa tragédia a prefeita Adriane Bentes mobilizou as secretarias municipais e demais órgãos para tomar as providências necessárias para socorro às vítimas. Uma base da Marinha do Brasil está dando todo o apoio na retirada dos escombros, a Polícia Militar está na área ajudando nas buscas a possíveis vítimas e também garantindo o isolamento da área, e a nossa guarda municipal também está no local dando todo o suporte, além dos nossos profissionais de saúde”, relatou o secretário de Governo Weider Lobato.
Registros feitos nas redes sociais mostram também populares se mobilizando para retirar dos escombros uma mulher que foi encontrada com vida e consciente.
Ainda de acordo com o secretário, o sistema de água ainda não havia sido repassado à administração municipal. A obra construída com recursos da Funasa e Governo do Estado do Pará, estava em fase de teste pela construtora responsável, a Ditron Engenharia. O reservatório tinha capacidade para 100 mil litros de água e está enchendo quando a estrutura rompeu.
Por meio de nota, a Secretaria de Obras Públicas do Estado do Pará (Sedop) informou que enviou técnicos responsáveis para avaliar a situação e acionou a empresa responsável pela obra da caixa d’água.
Equipes da Secretaria de Defesa Social e Segurança Publica (Segup) se deslocaram para o município, junto com equipes do Corpo de Bombeiros e do Centro de Perícias (CPC) Renato Chaves.
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso e, no início da noite de hoje, ouviu o engenheiro responsável pela obra.
Ontem a noite, a Prefeitura de Almeirim expediu a seguinte nota sobre o ocorrido.
Com Informações do DOL e G1 Santarém