O antigo gestor do Meio Ambiente no município era um dos alvos da operação Carranca, deflagrada nesta manhã.
O ex-secretário municipal de Meio Ambiente do município de Uruará, no sudoeste do Pará, tentou se livrar do próprio telefone celular durante uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal (PF) na manhã deste quarta-feira, 29. Segundo informações da própria PF, o ex-secretário, que não teve o nome divulgado, jogou o aparelho no vaso sanitário durante a ação dos agentes. A polícia vai tentar recuperar os dados.
O antigo gestor do Meio Ambiente no município era um dos alvos da operação Carranca, deflagrada nesta manhã, e que também tinha como alvo servidores públicos, entre eles policiais e funcionários das Secretarias municipais de Meio Ambiente nos municípios de Brasil Novo e Medicilândia.
Durante a operação, que tenta desarticular toda a cadeia criminosa envolvendo a exploração ilegal de madeira na região, desde a extração, passando pelo transporte e registro irregular, chegando até a comercialização, foram cumpridas 60 medidas cautelares, sendo 14 mandados de medidas cautelares diversas da prisão, sete mandados de afastamento do emprego ou função pública, quatro mandados de suspensão da atividade de natureza econômica, sete mandados de sequestro de bens e 28 mandados de busca e apreensão.
Os crimes investigados são: exploração econômica de floresta nativa em terra de domínio público; falsidade ideológica; fornecimento de nota fiscal em desacordo com a legislação; integrar ou financiar organização criminosa; recebimento de madeira para fins comerciais sem exigir a exibição da licença; associação criminosa; corrupção passiva; prevaricação; peculato; violação de sigilo funcional; e concussão.
Fonte: Roma News