A esposa pediu a equipe do Hospital que fosse feita uma surpresa no aniversário do marido, no último sábado. Ela recebeu alta médica no domingo, 26, e ele na terça, 28.
Depois de 10 dias de internação, Haroldo Ferreira Dias, de 63 anos, recebeu a tão aguardada alta médica na tarde de ontem (28) e pôde finalmente voltar para sua família.
O tradicional corredor humano formado pela equipe do Hospital de Campanha de Santarém (HCS) ficou um pouco mais acalorado. Isso por conta da recepção de sua esposa, Anita Guimarães Rodrigues, 56 anos, que também recebeu alta na Unidade no último domingo (26) e aguardava ansiosamente a liberação do marido.
De mãos dadas, Anita e Haroldo deixaram a Unidade segurando a mensagem “Vencemos a COVID-19”. Eles seguiram caminhando até o portão de saída enquanto a equipe da Unidade cantava a música, “Conquistando o impossível”, escolhida pela família como hino da vitória.
Perguntados sobre qual a primeira coisa que fariam quando chegassem em casa, o casal respondeu sorrindo: “tomar nosso café da tarde”.
Na ocasião, a polícia militar prestou uma homenagem aos profissionais do Hospital de Campanha de Santarém. (vídeo no final da matéria)
Celebração reforçada
Em meio ao tratamento para a COVID-19, o casal encontrou formas de deixar os dias mais alegres dentro do Hospital de Campanha de Santarém (HCS). Sábado, 25 de julho, foi um desses dias e o amor transbordou na clínica médica.
Anita comentou com alguns colaboradores sobre a vontade de celebrar mais um ano de vida do marido e, assim, um ato singelo foi muito marcante para todos os envolvidos. Haroldo saiu da estabilização dois dias antes de seu aniversário. Separados em diferentes alas, Anita resolveu planejar uma surpresa para comemorar a data festiva. Tudo combinado com a enfermeira de plantão e seguindo à risca os protocolos de segurança.
As filhas do casal, que já tem 42 anos de matrimônio, levaram o bolo e o refrigerante para que a comemoração pudesse ser realizada, atendendo ao pedido da mãe. A equipe de plantão se movimentou para que a surpresa acontecesse.
“Disseram que era para um exame e foi essa surpresa. A surpresa quando é boa, ela atinge uma parte boa, ver a alegria de todos aqui, levanta o astral”, disse o aniversariante.
A enfermeira Jacqueline Nogueira, conta sobre a necessidade desse esforço de humanização. “Entendi a necessidade do casal se encontrar nesta data comemorativa. Eles estão casados há 42 anos e o aniversário dele não poderia passar de outra maneira. Afinal, eles estão celebrando a vida e a união”, enfatizou. A enfermeira ressaltou que os pacientes não comeram as guloseimas de aniversário. “Para eles a comida foi simbólica”, disse.
Jacqueline lembra que no período de internação do casal teve que vigiá-los para um não fugir atrás da ala do outro. “Anita passava no corredor toda se esticando para tentar encontrar seu Haroldo e ele sempre que passava pela ala dela mandava beijinhos e fazia corações”, contou.
Atendimento no Hospital
Haroldo deu entrada na Unidade no dia 18 de julho e sua esposa no dia 20. A passagem de Haroldo pela estabilização durou cinco dias. Nesse período ele ficou sabendo que a esposa tinha sido internada dois dias após a entrada dele na Unidade. Foi quando ele recebeu a visita dela na ala de estabilização. “Ele dizia que ia morrer e que não ia aguentar. Tive que me fazer de mulher de força e falar para ele que não era assim, que ele tinha que acreditar”, disse, emocionada.
Anita conta que foi muito difícil quando o marido foi internado. “Temos nossa rotina. De tarde sentamos para tomar nosso cafezinho e bater papo, ele cata minha cabeça e eu cato a dele. Para mim foi muito difícil. Foi como se tivessem arrancado algo de dentro de mim”, endossou.
No dia seguinte ao aniversário, Anita recebeu alta médica e ficou à espera da alta médica do marido que só ocorreu na tarde de ontem.
Veja o vídeo com a homenagem da polícia militar aos profissionais do HCS:
Fonte, fotos e vídeo: Assessoria do Hospital de Campanha de Santarém