A procissão católica dos paraenses ocorre todo segundo domingo de outubro e reúne cerca de 2 milhões de pessoas na cidade
A Diretoria da Festa de Nazaré divulgará dia 6 de agosto a decisão se o Círio 2020 será realizado ou não. Segundo nota divulgada na tarde desta sext-feira, 24, “o anúncio será feito pelo Arcebispo de Belém (Dom Alberto Taveira), após parecer técnicocientífico da Comissão Especial de Análise da Pandemia da Covid-19, instituída para orientar a decisão sobre o Círio 2020”.
Segundo a DFN, a Comissão Especial de Análise da Pandemia da Covid-19 foi instituída com a atribuição de avaliar a evolução da pandemia em Belém e Região Metropolitana, através da coleta de dados, exame de estudos e artigos técnicos e interpretação de projeções estatísticas, com o objetivo de formular um parecer técnico sobre a realização do Círio de Nazaré 2020, levando em consideração a ótica médica, a conveniência científica e os possíveis riscos à saúde pública.
A comissão é formada pelo casal de médicos membros da DFN, Cássio e Milena Caldato, e tem como convidados o biólogo Regis Andriolo e os médicos Haroldo José de Matos, Pedro Vasconcelos, Salomão Kahwage Neto e Vânia Brilhante.
O prazo previsto para o trabalho da Comissão era de 60 dias, podendo ser prorrogado, se necessário. O parecer técnico será entregue ao Arcebispo de Belém, à Paróquia de Nazaré e ao coordenador da DFN, Albano Martins. “Com o parecer desta comissão teremos o embasamento técnico e científico necessário à prolação de uma decisão segura e responsável sobre o Círio de Nazaré”, avalia Albano Martins.
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior festa religiosa do Brasil, que é realizada todos os segundos domingos de outubro, em Belém,
No Pará já foram registrados quase 147 mil casos de covid-19 e quase 6 mil pessoas faleceram, vítimas da doença. Por isso, a preocupação com a enorme aglomeração que o Círio de Nazaré provoca é imensa.
Nesta sexta-feira, 24, a arquidiocese de Santarém, oeste do Pará, divulgou que o Círio de Nossa Senhora da Conceição será realizado na cidade. O arcebispo Dom Irineu Roman anunciou na manhã desta sexta-feira, 24, a manutenção do círio local. A festividade será realizada no dia 22 de novembro e terá como obrigação o uso da máscara de proteção pelos romeiros.
Fonte: Roma News