Os prêmios serão de R$ 5 mil brutos, e as inscrições exclusivamente on line podem ser feitas pelo portal da Fundação (fcp.pa.gov.br) até às 23h59 de 28 de agosto de 2020
A Fundação Cultural do Pará abre inscrições para o Edital de Seleção Pública Prêmio Rede Virtual de Arte e Cultura 2020. O instrumento contemplará até 80 propostas artísticas e culturais inéditas – ou que já tenham sido produzidas, mas não publicizadas – concebidas em formato digital, para apresentação em plataformas virtuais e redes sociais como Youtube, Vimeo, Facebook, Instagram e/ou outros meios similares, gratuitos e de amplo acesso ao público. As inscrições podem ser feitas até às 23h59 de 28 de agosto de 2020, por meio do link bit.ly/premioredevirtual2020fcp.
De acordo com a Fundação, o edital tem o objetivo de fomentar a produção artística e cultural paraense sobretudo como uma alternativa diante da atual pandemia que impacta diretamente a cadeia produtiva das artes no estado.
O formato escolhido – produção digital com difusão em plataformas virtuais – prioriza a segurança para quem for executar as propostas aprovadas, já que ainda é incerto o fim da pandemia. Por isso, houve a preocupação de se evitar o risco de inviabilidade de uma apresentação presencial dos resultados no prazo estabelecido no certame.
Os eixos artísticos e culturais que norteiam a seleção são os de Criação, Difusão, Formação e Memória; e os conteúdos devem trazer experiências em Artes Literárias, Música, Teatro, Circo, Dança, Artes Visuais, Audiovisual, Moda, Design, Museologia, Expressões Culturais Populares e/ou Cultura Alimentar.
No atual contexto, o edital soma-se às demais iniciativas do Governo do Estado dirigidas ao incentivo à arte e à cultura no Pará. Podem se inscrever pessoas físicas, coletivos com CNPJ e microempreendedores individuais (MEIs) – entre artistas, artesãos, curadores, fotógrafos, museólogos, historiadores, antropólogos, cientistas sociais, mestres da cultura popular, integrantes de comunidades e povos tradicionais, designers, produtores culturais e outros profissionais que atuem nestas áreas, residentes no Pará.
Os prêmios serão de R$ 5 mil brutos, com previsão de 40% destinados aos candidatos residentes nos municípios da Região de Integração do Guajará e os outros 60% aos candidatos residentes nas demais Regiões de Integração.
Ao fim de todas as etapas do processo de seleção, as produções artísticas premiadas serão publicadas primeiramente nas plataformas virtuais da Fundação Cultural do Pará, durante o período de 03 a 30 de novembro de 2020, em uma mostra on-line organizada pela Diretoria de Artes.
Outras dúvidas e informações podem ser esclarecidas aqui. Outras informações pelo e-mail: dart.editais2020@fcp.pa.gov.br.
A íntegra do Edital pode ser conferida aqui.
Fonte: Fundação Cultural do Pará