A paciente repetia para si a mesma frase todas as noites: “ Tenho fé que vou sair daqui”.
Na saída do Hospital de Campanha de Santarém (HCS), a paciente Julieta Pereira, de 90 anos, moradora do município, carregava um cartaz que dizia “Eu venci a COVID-19 #90Anos”. Esse era o símbolo de toda a sua força e vitória. O momento foi comemorado com alegria pela equipe da Unidade, expressado por um corredor de palmas que conduziu a idosa até sua família.
A paciente, que é do grupo de risco, venceu a batalha contra a COVID-19 após passar 20 dias internada na Unidade. A equipe relata o bom humor da idosa. “Ela é sempre alegre e adora fazer brincadeiras. É a alegria da Ala”, brincou a técnica de enfermagem, Raimunda Alves.
Julieta fala do sentimento de força. “Eu só pensava em vencer. Tinha certeza que ficaria boa”, disse. Ela relata que no início dos sintomas achou que era reumatismo. “Sentia dor no corpo todo. Então, achei que era reumatismo e tratei com remédios caseiros. Mas, para a minha surpresa, era essa doença”, contou.
“Não tenho nem palavras para expressar esse momento! Vocês são os verdadeiros heróis. Devolveram minha vó com saúde”, disse emocionada a neta, Eleane Santos.
Segundo a médica do plantão do HCS, Yelent Reyna, a paciente teve 70% do pulmão comprometido em decorrência da COVID-19. ”Ela teve uma boa evolução clínica”, relatou.
Veja momento em que a paciente deixa o HCS.
Ascom HCS