Professor da rede pública municipal garante o segundo lugar em premiação nacional sobre iniciativas transformadoras

Em maio, o portal RD Notícias veiculou em primeira mão a informação sobre a inédita classificação do projeto do professor como finalista ao prêmio.
Professor Edivanderson Lopes

O projeto Plantando Conhecimento do professor da rede pública municipal de ensino Edivanderson Lopes garantiu o segundo lugar, na categoria Ensino Fundamental I, no prêmio Professor Transformador, realizado na tarde desta quarta-feira (15), em cerimônia transmitida pela internet. 

Edivanderson, docente há três anos da Escola Municipal Santa Cruz, na comunidade  Piracãoera de Cima, na Várzea, observou que para aproximar os alunos da Matemática era necessário adaptar a ciência à realidade vivenciada. Com isso, ele uniu a teoria à rotina diária dos estudantes, usando como exemplo o cultivo de legumes e hortaliças.

“A ideia de elaborar o projeto foi devido às dificuldades para compreensão de fração, pois os livros, em sua maioria, trabalham esse assunto utilizando exemplos incomuns à realidade da Várzea. Em uma das aulas um  aluno falou sobre a horta mal sucedida da família. Dai surgiu a inspiração de  juntar a fração e agricultura familiar para aproximar o conteúdo da realidade que os alunos vivenciam, podendo também encontrar o que seria a fração ideal para cada hortaliça”, explicou o docente.

Projeto do docente une a teoria matemática à realidade dos alunos da comunidade Piracãoera de Cima, na Várzea. Foto-Arquivo/Prof. Edivanderson

Edivanderson: “ideia de elaborar o projeto foi devido às dificuldades para compreensão de fração”.

Apoio da Prefeitura e lições para o futuro

Edivanderson, graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Luterano de Santarém (Ceuls/Ulbra) e Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), conta que a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu a ele total apoio para aplicar as metodologias do projeto em suas aulas na comunidade, além do suporte para que os alunos chegassem à escola e pudessem permanecer.

Segundo o professor, o projeto mostra ser possível adequar a grade curricular a realidade onde o docente está inserido, aproximando conteúdo à prática.

“Soma-se a isso, o incentivo a pesquisa para que os resultados possam beneficiar a comunidade”, completou.

Professor Transformador 

É uma iniciativa da Base2edu, da Bett Educar e do Instituto Significare. Foi lançado no ano passado para destacar projetos educacionais inovadores, alinhados à BNCC (Base Nacional Curricular Comum), desenvolvidos por professores da educação básica em todo o país.

Nesta primeira edição, o prêmio recebeu mais de 1200 projetos dos diversos cantos do país e, depois, de várias etapas de seleção, que ocorreram ao longo de um ano, foram selecionados 12 finalistas, que foram apresentados neste evento.

Lembrando

O Portal RD Notícias veiculou, em primeira mão pra Santarém, a informação sobre a inédita classificação do projeto à finalista do prêmio. Foi no dia 17 de maio deste ano.

Agência Santarém