O Castramóvel foi entregue a população santarena no dia 03 de julho; saiba o que é necessário para o cadastro dos donos de animais
Na sessão ordinária da última segunda-feira (13), o vereador Dayan Serique (PL), usou a tribuna para falar sobre o castramóvel, uma conquista para o município de Santarém, adaptado em um trailer, possui salas cirúrgica e pós-cirúrgica. O equipamento vai ajudar no controle da população de cães e gatos de rua e animais de estimação de pequeno porte. Os atendimentos são destinados aos cidadãos de baixa renda.
Para Dayan, é importante que haja um controle rígido em relação aos atendimentos, o trailer tem como objetivo prestar um serviço gratuito e de qualidade: “Tem que haver um critério nos atendimentos, ou seja, averiguar a situação econômica do dono do animal, a prioridade tem que ser dada a essas pessoas, não pode haver cobranças e nem contrapartidas por parte do poder público”, explicou.
O Castramóvel foi entregue a população santarena no dia 03 de julho, com parte das comemorações dos 359 anos da cidade e funciona junto ao Centro de Controle de Zoonoses, órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). “Esse projeto vai beneficiar muitos donos de animais e ajudar a reduzir o número de bichos abandonados que estão espalhados por várias partes da cidade. Não se deve burocratizar o serviço, primeiramente deve-se avaliar a situação econômica do dono do animal, tem pessoas que não podem pagar uma clínica particular, portanto, assim deve ser critério”, frisou Dayan Serique.
A castração é feita a partir de padrões reconhecidos de segurança e higiene, com a vantagem de oferecer um restabelecimento pós-cirúrgico rápido e descomplicado, uma vez que as incisões feitas são mínimas. A aquisição do castramovel foi feita com recurso no valor de R$ 120 mil pelo Fundo Nacional da Saúde (FNS) do Ministério da Saúde, por meio de emenda parlamentar.
Documentos necessários
O cadastro para o serviço do Castramóvel iniciou na última segunda feira, 13 de julho, em Santarém. Os documentos necessários para cadastro dos donos de cães e/ou gatos, são:
- RG e CPF
- Comprovante de residencia
- Comprovante de renda
- Bolsa família
- Comprovante de doação de sangue pelo dono do animal ou alguém da família
- Após aprovação do cadastro, um quilo de ração para cão ou gato.
O cadastro deve ser feito via Whatsapp, pelo número (93) 99154-2988.
O horário de atendimento é das 07h às 15h.
Colaborou Ana Carolina