O fato ocorreu na manhã deste sábado, na BR 163
Em mais uma abordagem de rotina, realizada na manhã deste sábado (4) na Rodovia BR 163 (Santarém-Cuiabá), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) Desta vez, ao veículo Volvo FH12 420, placa LVL 4721, atrelado ao semirreboque de placa OTN6G53, conduzido por Eric José Alves de Oliveira.
Durante abordagem, constatou que esta CVC supracitada transportava produto de origem florestal do tipo madeira serrada nos perfis declarados “pranchão” e “tábua”. Após consulta, a PRF constatou a autenticidade dos documentos (DANFE e GF) apresentados pelo condutor.
Em seguida, a PFR realizou a medição do volume da carga, tendo sido obtido o resultado de 55,2 m3. Após aplicação do percentual de correção regulamentar de 30 %, o volume resultou no valor de 38,6m3. Como os documentos apresentados só respaldaram o transporte de apenas 30m3, ficou comprovado o excesso da carga transportada.
Além disso, verificou-se também que havia na carga dois tipos de perfis diferentes dos declarados nos documentos apresentados, no caso “vigota” e “viga”.
Diante do ocorrido, a PRF realizou a lavratura de TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) em desfavor do condutor da CVC mencionada, do emissor da nota fiscal e da empresa compradora da carga. Eles foram enquadrados no art. 46, da lei de crimes ambientais.
Veículo e carga foram apreendidos e se encontram à disposição dos órgãos ambientais.
Com informações da PRF