Missa conforme protocolo da arquidiocese marca retorno das celebrações comunitárias na paróquia do Santíssimo

Além do protocolo da arquidiocese a celebração também considerou as orientações do decreto municipal
Fieis participam da celebração na Igreja do Santíssimo – Foto: Eduardo Araujo/Pascom

Neste sábado, 4 de julho de 2020, católicos de várias paróquias da arquidiocese de Santarém puderam participar novamente de uma celebração da santa missa. A data de hoje marca o retorno das celebrações comunitárias presenciais na Igreja local.

Frei Edilson Rocha, celebrante – Foto: Eduardo Araujo

É o caso da Paróquia do Santíssimo Sacramento, localizada na zona urbana do município, região 1 de pastoral. A igreja/templo abriu a portas neste sábado para receber os fieis e, em comunidade, celebrar a vida. A missa celebrada às 19 horas, presidida por Frei Edilson Rocha (OFM), contou com a participação de cerca de cem fieis. Lembrando que, de acordo com o protocolo da arquidiocese, o limite do número de fieis na celebração é 30% da capacidade do templo e desde que não ultrapasse o quantitativo de 100 pessoas.

Todas os cuidados foram tomados para que a celebração ocorresse dentro das normas protocolares da arquidiocese e respeitando o decreto municipal. Os fiéis ocuparam os espaços demarcados nos bancos e todos respeitaram o distanciamento.

Momento da comunhão

Para as próximas celebrações a paróquia orienta os fieis a solicitar a senha com antecedência na secretaria da paróquia.

Conforme protocolo anunciado e publicado pela arquidiocese de Santarém na última terça feira (30), a retomada das celebrações começa neste sábado mas, por enquanto, só podem retornar as igrejas localizadas na zona urbana do município de Santarém e as igrejas localizadas nas zonas urbanas dos demais municípios da Arquidiocese, no caso, Almeirim, Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre e Prainha (desde que o município não determine o contrário), e ainda as igrejas sedes de paróquias e áreas pastorais localizadas nas zonas rurais de Santarém e dos demais municípios da arquidiocese.

Ainda sobre o Protocolo

O protocolo esclarece que as celebrações comunitárias presenciais nas demais comunidades rurais da Arquidiocese permanecem suspensas até que haja comunicado liberando o retorno.

Segundo o documento, ainda continuam suspensas as demais atividades como os encontros pastorais, catequeses, movimentos, formações, ceb’s, dentre outros.

O documento diz ainda, que os idosos acima de 60 anos, as crianças com menos de 12 anos e as pessoas de grupo de risco, estão dispensados do preceito dominical.

Sobre o agendamento para participar das celebrações, o documento esclarece que deve ser feita uma inscrição prévia: “As inscrições e agendamentos para as celebrações sejam feitas na secretaria paroquial, preferencialmente por telefone ou, se possível, por meios eletrônicos como e-mail, site ou aplicativo paroquial ou ainda, conforme decisão do pároco”.

O documento finaliza afirmando que a Arquidiocese de Santarém “poderá alterar as orientações, ou mesmo, interromper a retomada das celebrações, dependendo das decisões, indicações e entendimento das autoridades e especialistas da área de saúde”.

Fotos: Eduardo Araujo/Pascom Santíssimo