Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPA ganha reconhecimento nacional

É a primeira vez que um programa da Amazônia está os premiados
Crédito: Divulgação/UFPA

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi um dos destaques do prêmio nacional Eduardo Peñuela de Teses e Dissertações 2020, concedido pela Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Na última segunda-feira, 22, a Compós divulgou o resultado e a dissertação “Representação política, gênero e relações de poder: análise de aspectos discursivos da atuação das vereadoras de Belém e Manaus no Facebook”, desenvolvida por Nathália Kahwage, sob a orientação da professora Danila Cal, recebeu Menção Honrosa. 

O Prêmio Eduardo Peñuela foi criado com o intuito de reconhecer o mérito científico das pesquisas acadêmicas e as abordagens inovadoras no campo comunicacional e é concedido pela associação de pesquisa mais importante no campo da comunicação no país. É a primeira vez que um programa da Amazônia está entre os agraciados.

Segundo Nathália, “este reconhecimento é resultado de um esforço não só pessoal, mas coletivo, em especial de uma parceria com a minha orientadora, professora Danila Cal. Como uma construção em conjunto, também teve feedback valoroso das professoras da minha banca de defesa. É, sem dúvidas, uma vitória simbólica em diversos sentidos: como mulher e amazônida, como mãe e também como jornalista que se divide entre a academia e o mercado de trabalho. Esse prêmio representa o reconhecimento da potência que possuem as pesquisas em comunicação, na Região Norte do Brasil. Que se abram ainda mais portas para a pesquisa científica amazônica”.

Danila e Nathália
Nathália Kahwage (blusa branca) e sua orientadora, professora Danila Cal

Na pesquisa, Nathália analisa a atuação política-discursiva no Facebook de vereadoras de Belém e de Manaus, representantes da política formal marcada pela marginalização feminina. A dissertação analisou de modo comparativo a produção discursiva audiovisual de vereadoras de Belém e de Manaus, no Facebook, por meio do estudo dos perfis e das fanpages delas.

“É uma pesquisa atual e relevante também porque estuda a representação política de mulheres nos legislativos municipais e identifica as transformações sociais e tecnológicas contemporâneas (e sua relação de afinidade), além da valorização de espaços não-formais de atuação política, como as mídias digitais”, destaca a orientadora da pesquisa, professora Danila Cal, que, em 2015, também foi agraciada com o Prêmio Eduardo Peñuela na categoria melhor Tese de Doutorado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Fonte: PPGCOM UFPA