São cinco receitas típicas e fáceis de fazer, com um link para cada receita; acesse e mãos à obra!
Em geral, os dias consagrados aos santos são aqueles em que eles morreram. Mas, no caso de São João, é o contrário e comemora-se o seu nascimento, que teria sido no dia 24 de junho, de ano desconhecido.
No Brasil, também é de São João a maior festa junina do Nordeste. As duas mais concorridas são a de Caruaru, em Pernambuco, e a de Campina Grande, na Paraíba.
E para homenagear o santo, nesta data não pode faltar pamonha fresquinha, feita com milho-verde. Mas, além da pamonha, que é um prato de preparo demorado, o Paladar separou outras cinco receitas típicas e fáceis de fazer para quem não quer deixar de celebrar a data.
Arroz-doce com calda de caramelo
O arroz-doce, outro prato bem típico das festas juninas, pode ganhar novos ares. Nesta versão, Charlô Whately, do Bistrô Charlô, prepara o doce com arroz arbóreo, aquele tipo usado em risotos, e ainda faz uma calda de caramelo para jogar em cima. Também é possível fazer versões de arroz-doce com especiarias brasileiras; com mexerica e damasco; ao estilo creme brûlée; com leite de coco ou até com um toque indiano. Aprenda a fazer estas versões.
Canjica (ou mungunzá)
A chef Ana Luiza Trajano, do restaurante Brasil a Gosto, mostra como é simples preparar esta típica receita das festas juninas. Aprenda a fazer.
Curau de milho-verde
Aqui, Ana Luiza Trajano prepara sua versão do curau de milho-verde. É bem simples e a cara das festas juninas, veja como fazer.
Bolo de tapioca
Esta receita elaborada pela confeiteira Joyce Galvão leva tapioca em flocos e leite de coco. Serve 12 pessoas. Além do bolo de tapioca, veja como fazer mais 11 bolos típicos das festas juninas, como o de maçã com cravo e canela, de inhame e outros.
Espeto de milho com queijo meia cura e páprica
Receita da chef Helena Rizzo, do Maní, para dar cara renovada à mesa tradicional da festa junina. Veja como fazer.
Pronto! agora é só saborear.
Fonte: Estadão/paladar