Encontro virtual vai debater hábitos culturais na pandemia

Confira a relação de professores convidados

O Programa de Extensão Cultura e Memória na Amazônia (Proext-Cima) e o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Qualidade de Vida (PPGSAQ) do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizam, nesta segunda-feira, a partir das 17h, o encontro virtual “Hábitos culturais em tempos de pandemia: sensibilidades humanas, desassossegos, saúde e qualidade de vida”. O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Brasília (UnB) também participa deste evento por meio da Cátedra Agostinho da Silva (PPGL/UnB).

O encontro virtual será veiculado por meio da Rede Nacional de Pesquisa (RNP – clique AQUI). É aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

“A participação de todos será de grande importância no desenvolvimento da cooperação acadêmica e científica nacional e internacional envolvendo a Universidade Federal do Oeste do Pará, a Universidade de Brasília e a Universidade Kenyatta do Quênia”, afirmou o coordenador do PPGSAQ, Prof. Itamar Paulino (CFI).

Sobre o encontro virtual – “Hábitos culturais em tempos de pandemia: sensibilidades humanas, desassossegos, saúde e qualidade de vida” é um encontro virtual entre especialistas em cultura, saúde, literatura e educação, que ocorrerá no dia 15 de junho de 2020. “O encontro será um espaço virtual de discussão internacional sobre os hábitos culturais antes, durante e depois dos tempos de pandemia, em especial, dos tempos de Covid-19”, explica Paulino.

Os participantes são oriundos de Brasília e Santarém, no Brasil, e de Nairóbi, no Quênia. “A relevância de se investigar esse processo se dá pela intrínseca relação entre sensibilidades humanas, desassossegos, saúde e qualidade de vida, como manifestações de hábitos de cultura em tempos de pandemia”, finaliza Paulino.

Confira abaixo a relação dos professores convidados:

  • Alanna do Socorro Lima da Silva é doutora em Medicina Veterinária, diretora do Instituto de Biodiversidade e Florestas, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida da Ufopa.
  • Augusto Rodrigues Junior é doutor em Literatura Comparada, docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação e Letras da Universidade de Brasília, membro da Cátedra Agostinho Silva da UnB.
  • Elian Karine Serrão da Silva é mestre em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida/Ufopa, membro do Proext-Cima/Ufopa, enfermeira no Centro Municipal de Saúde (CMS) do município de Alenquer (PA).
  • Eloisa Amorim de Barros é mestre em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida/Ufopa, membro do ProextCima/Ufopa e docente do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), em Santarém (PA).
  • Itamar Rodrigues Paulino é doutor em Teorias Literárias, professor e pesquisador do Centro de Formação Interdisciplinar/Ufopa, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida e do ProetCima/Ufopa.
  • Maxwell Barbosa de Santana é doutor em Psicobiologia, professor e pesquisador do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Ufopa, docente dos Programas de Pós-Graduação PPGBIO, PPGSAQ e PPGSA e diretor de Extensão da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Ufopa.
  • Salome Nyambura é doutora em Ciências Educacionais, docente e pesquisadora do Department Education Foundation, da Universidade Kenyatta, em Nairóbi, Quênia; presidente do Conselho da CPI-Kenya (Children Peace Initiative); membro do Conselho da CPMF (Community Peace Museums Foundation), do CODESRIA (Council for the Development of Social Science Research in Africa) e da WERK (Women Educational Researchers of Kenya).

Serviço: Mesa virtual “Hábitos culturais em tempos de pandemia: sensibilidades Humanas, desassossegos, saúde e qualidade de vida”

Comunicação/Ufopa