Ação ocorreu nas Comunidades, Piracãoera de Cima e Boca de Cima do Aritapera; 15 pessoas testaram positivo. Veja os números!
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atendeu 70 pacientes com sintomas gripais no primeiro dia de atendimento da Ação Itinerante de Saúde na região de Várze, neste sábado (13). As comunidades atendidas foram Piracaoera de Cima e Boca de Cima do Aritapera. A ação é uma estratégia que visa ampliar os serviços de atendimentos iniciais para pacientes com suspeita do novo Coronavírus. Os trabalhos iniciaram às 08h e foram finalizados às 17h.
Ação Itinerante vai percorrer mais comunidades neste domingoAs escolas municipais foram transformadas em Unidades Descentralizadas para armazenarem os medicamentos que foram distribuídos aos pacientes. O serviço conta com uma equipe multiprofissional de saúde composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, auxiliares administrativos e agentes de conservação que avaliam pessoas em estados gripais, com intuito de diminuir os riscos de contágio e disseminação do novo Coronavírus em Santarém. O atendimento ocorre por demanda espontânea, exclusivamente para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A estratégia de atender e curar os sintomas gripais é muito forte na política de prevenção à covid-19. Nossas ações estão simultaneamente em várias frentes de trabalho nesse sentido”, disse Dayane Lima, titular da Semsa.
Medicamentos foram entregues aos pacientes que receberam atendimento Os trabalhos foram acompanhados de perto pelo prefeito Nélio Aguiar e pela secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, juntamente com o vereador Jandeilson Pereira. De acordo com o gestor municipal, a ação é a sequência do enfrentamento à covid-19. “Estamos seguindo com as ações em comunidades do município. Já estivemos no Tapajós, Lago Grande, além de Alter do Chão e, agora, a ação de enfrentamento chegou às localidades da região de Várzea. A proposta é agilizar o tratamento de pacientes com sintomas gripais nas comunidades fazendo com que ele se recupere em tempo hábil, impedindo o agravamento da doença, evitando ocupação de leitos de UTI e salvando vidas”, disse Aguiar.
Maria Pedroso, 57 anos, foi uma das 70 pessoas que recebeu o atendimento. A produtora rural aprovou a ação. “Desde quando chegou a informação de que o vírus já estava circulando em nosso município, não sai de minha comunidade. Que bom que a Prefeitura teve essa ideia de vim até nós. Isso mostra o comprometimento da gestão com os ribeirinhos”, destacou Maria.
A oferta de serviços durante a ação seguiu o mesmo padrão do que já é feito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), referência em atendimento de pessoas com Covid-19. Os pacientes passaram por triagem, consulta com médico até a entrega de kits com medicamentos, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.
Santarém foi o primeiro município do Oeste do Pará a adotar uma série de medidas preventivas à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Estaremos dando continuidade neste domingo, 14, no bairro da Prainha, na Escola Padre Manoel Albuquerque das 8h às 17h e nas comunidades da região de Várzea, Centro do Aritapera e Igarapé do Costa. É importante que as pessoas que apresentarem sintomas gripais, febre, dor de cabeça, dor de garganta, perda do olfato e/ou perda do paladar procure os atendimentos da equipe multiprofissional de saúde que estará nas escolas e barracões comunitários”, orientou Nélio Aguiar.
Os procedimentos realizados foram os seguintes:
Dia 13 de junho (sábado)
Boca de Cima do Aritapera
- Total de atendimentos: 25
- Consulta médica: 25
- Notificações: 17
- Remoções para UPA: 00
- Medicação dispensada: 25
- Testes rápidos: 10 (4 positivos)
Piracaoera de Cima
- Total de atendimentos: 45
- Consulta médica: 45
- Notificações: 23
- Remoções para UPA: 00
- Medicação dispensada: 45
- Testes rápidos: 14 (11 positivos)
Agência Santarém