A rede de oxigênio foi instalada na manhã de hoje, 2 de junho, e já está em funcionamento.
O tanque de oxigênio medicinal tem capacidade de abastecer simultaneamente todos os leitos do Hospital de Campanha de Santarém (HCS) e pode ficar sem que seja preciso repor o gás por até 15 dias. A estrutura possui 16,150 m³ e equivale aproximadamente a 1,650 m³ cilindros de oxigênio. A nova alocação é fundamental para manter o contínuo atendimento dos pacientes, pois todos necessitam de oxigenoterapia.
De acordo com o engenheiro técnico da empresa Orbs, que atua no HCS, Alexandre Santos, o tanque é dotado de um sistema informatizado. “Sempre que a carga atingir um nível de 35%, a fornecedora será notificada e a carreta de abastecimento já será acionada automaticamente e sem intervenção humana. É mais uma segurança para os pacientes”, enfatizou.
Ampliação no número de leitos de UTI
A partir de hoje, 2 de junho, o Hospital de Campanha de Santarém passa a funcionar com 16 leitos de UTI para o atendimento aos pacientes com quadros clínicos graves em decorrência do novo Coronavírus. A previsão é que dez kits, que já estão na Unidade, estejam em funcionamento ainda nessa semana, totalizando 26 leitos de UTI no HCS.
Isso foi possível graças a chegada de mais dez kits de ventiladores mecânicos, além de 10 monitores e 40 bombas de infusão enviados pelo Governo do Estado do Pará, no último sábado, 30 de maio.
O Superintendente do Instituto Panamericano de Gestão (IPG), Organização Social que administra a Unidade, Silvério Cardoso, falou sobre a ampliação no atendimento. “A ampliação do número de leitos de UTI permitirá maior oferta de atendimento para pacientes suspeitos ou com confirmação de COVID-19 em estado grave, que nesse momento é muito importante”, disse.
Sobre a Unidade
O Hospital de Campanha de Santarém é uma unidade referenciada de atendimento porta-fechada para os casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, de baixa e média complexidade. Isso significa que o Hospital recebe apenas pacientes transferidos de outras Unidades, com quadro de internação confirmado por um médico.
No momento, o HCS realiza o atendimento de 59
pacientes na clínica e 11 na estabilização com suporte ventilatório.
Ascom HCS