A ação é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização da unidade
O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), unidade do Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde em Santarém, implantou ações para promover o acolhimento humanizado aos familiares dos pacientes em tratamento pelo novo coronavírus (Covid-19) no HRBA.
Além do tradicional boletim médico, com informações sobre o quadro clínico do paciente, divulgado uma vez ao dia e por telefone apenas aos familiares, a unidade conta ainda com a visita virtual por meio de chamadas de vídeo, feitas pela equipe de enfermagem após autorização médica.
A ação é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização da unidade, e faz parte do projeto “É preciso falar de acolhimento em época de pandemia”, iniciado no dia 8/5 e com a intenção de facilitar a comunicação com os familiares de pacientes.
“Quem está internado com a Covid-19 não pode ter acompanhante, e nem receber visitas de familiares porque está em isolamento. O boletim diário feito pelo médico aos familiares se tornou uma ferramenta essencial e fornece detalhes sobre o tratamento e o estado de saúde do paciente”, explica o diretor Técnico do HRBA, Epifanio Pereira.
Para Epifanio, fornecer informações e de forma humanizada também é uma questão de solidariedade. “É o momento em que nossos profissionais mais demonstram sua empatia pelo outro e amor pela profissão que escolheram, que é cuidar e salvar vidas. Adotamos a comunicação pelo aplicativo, para facilitar para quem está do outro lado e está ansioso por notícias. A iniciativa tem dado certo, e feito bem para ambos os lados”, ressalta.
Informação via mensagens instantâneas
Além das chamadas de vídeo e ligações, o HRBA também utiliza as mensagens instantâneas, por meio do celular institucional, áudios, para enviar informações em qualquer momento sobre o paciente ao seu familiar.
No caso da visita virtual, o contato é realizado apenas com os pacientes que apresentam capacidade efetiva para se comunicar com a família.
“A visita virtual tem a finalidade de manter o vínculo familiar e apoio dos parentes durante a internação, o que ajuda na melhora do quadro clínico, pois ameniza a ansiedade, diminui o estresse, proporciona maior aproximação com os familiares e faz o paciente se sentir acolhido. A humanização do serviço, sobretudo em época de pandemia, auxilia diretamente na resolutividade dos casos e na qualidade do atendimento”, afirma o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.
O Regional do Baixo Amazonas é reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, sendo referência para uma população de 1,3 milhões de pessoas residentes em 30 municípios do Oeste do Pará. É certificado pela Organização Nacional de Acreditação com o nível máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência.
A unidade presta atendimento 100% gratuito e é referência no tratamento de casos da Covid-19 na região. Até a manhã desta segunda-feira (25/5), o HRBA já alcançou a marca de 44 pacientes recuperados após internação relacionada ao novo coronavírus.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
Ascom HRBA