O serviço surge com a proposta de levar orientações, por meio de teleatendimento, acerca da COVID-19. Veja como funciona!
O município de Santarém, no oeste do Pará, acaba de ganhar mais um reforço no combate ao coronavírus, o Covid-19. Hoje (22) iniciou em Santarém o Orienta Covid – Tapajós, um serviço de atendimento via telefone, o teleatendimento. Funciona como um serviço de orientação em saúde acerca da COVID – 19.
O Orienta COVID – Tapajós é feito por alunos da Universidade do Estado do Pará – campus Tapajós e outros colaboradores.
O Orienta COVID é um projeto que surgiu inicialmente por alunos de medicina e enfermagem da UNICAMP e que, atualmente, está se expandindo para várias universidades do país, inclusive na UEPA. O serviço surge com a proposta de levar orientações, por meio de teleatendimento, acerca da COVID-19 pra a população do município contemplado pelas universidades com alunos participantes do projeto. Cidades como Campinas, Uberaba e, agora, Santarém já contam com o serviço.
Os atendentes são alunos de medicina e enfermagem de Santarém, que farão o serviço de suas próprias casas seguindo as recomendações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde.
Como funciona: o serviço de atendimento funcionará de segunda a sexta, das 8h às 20h. Será dividido por três plantões diários e em cada plantão haverá 4 alunos de medicina ou enfermagem no atendimento à população, a fim de prestar orientações de saúde.
Os alunos serão cadastrados no sistema e receberão as chamadas diretamente nos seus celulares particulares, mas não terão seus números divulgados. O número da chamada será por uma linha 0800, que será divulgada para o público. O sistema recebe a ligação através da linha 0800 e repassa automaticamente para o aluno da fila que estará de plantão no momento da chamada.
Lembrando que não é um projeto para atendimentos de consulta, mas sim de orientações de saúde.
O número para atendimento é 0800 042 0507 (o mesmo do card acima). Os interessados também podem mandar mensagens via instagram do Orienta Covid – Santarém, através do ID @orientacovidtapajos. Use a caixa de mensagens para mandar perguntas. O Orienta Covid Santarém irá responder.