A fábrica, situada em Alter do Chão – Distrito de Santarém – gera 15 empregos diretos e cinco indiretos.
Por Ana Carolina Maia
A crise de saúde que o Brasil está passando pede união e solidariedade. Por isso a empresa de cosméticos naturais, Ekilibre Amazônia fez uma parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para a produção e doação de 100 litros de álcool 70º e 500 sabonetes de limpeza. Os kits foram entregues nesta sexta-feira (22), para Associação Indígena Borari, Postos de Saúde, Distrito Policial, CRAS, e Conselho Tutelar.
A ideia de criar um tipo de álcool mais natural, a base de priprioca veio através das universidades parceiras que entraram em contato com a marca e solicitaram a confecção. Kairos Kanavarro, responsável pela linha de produção da Ekilibre, topou produzir e realizou um levantamento socioeconômico na vila balneária de Alter e mapeou os estabelecimentos e famílias que mais necessitavam dos itens de higiene.
“O momento é de união, façamos crescer a solidariedade, amor e atitude. “A ação vale mais do que mil palavras, reforçou o empresário. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que é de suma importância a higienização das mãos sempre que possível para evitar a disseminação do novo coronavírus. A população deve lavar as mãos com frequência com água e sabão ou passar álcool 70%.
Álcool de cereais
No início da pandemia, em março, com o isolamento social e o fechamento parcial do comércio, Kairos e sua equipe ficaram preocupados com o alastramento da doença e como forma de ajudar a população local e ao mesmo tempo não irem à falência, a Ekilibre Amazônia, a partir de insumos naturais desenvolveram um álcool que limpa, protege, não agride o meio ambiente e pode ser usado como um produto de higiene pessoal, algo prático e eficaz.
“Assim surgiu a produção do álcool natural, a base de cereais. Pra gente é supertranquilo de desenvolver o produto, nós temos o laboratório, a estrutura toda montada. Inicialmente fizemos cem unidades como teste e foi um sucesso, vendemos tudo, entregamos na casa do cliente”, conta Kairós.
Emprego e renda
A fábrica gera 15 empregos diretos e cinco indiretos. O centro de distribuição da Ekilibre Amazônia fica em São Paulo (SP). A matriz, sediada em Alter do Chão fica distante quase 37 km da zona urbana de Santarém, uma das principais cidades do Pará. As vendas são feitas pelo site ekilibreamazonia.com/ e também em lojas especializadas em produtos naturais espalhadas pelos estados do PA, AM, SP, RJ, PR, SC, ES, BA e MG. O próximo passo é desenvolver álcool à base breu branco e priprioca.
Sobre a Ekilibre
A matriz, sediada em Alter do Chão fica distante quase 37 km da zona urbana de Santarém, uma das principais cidades do Pará. A fábrica gera 15 empregos diretos e cinco indiretos. O centro de distribuição da Ekilibre Amazônia fica em São Paulo (SP). As vendas são feitas pelo site ekilibreamazonia.com/ e também em lojas especializadas em produtos naturais espalhadas pelos estados do PA, AM, SP, RJ, PR, SC, ES, BA e MG.
Os principais benefícios dos cosméticos produzidos pela Ekilibre Amazônia são: a alta eficácia devido à pureza e às formulações simples, sem adição de substâncias nocivas ao homem e meio ambiente. Todos os insumos utilizados na fabricação dos cosméticos da Ekilibre vêm da floresta. Os óleos vegetais de buriti, castanha-do-pará, pracaxi, andiroba, copaíba, açaí, manteigas de murumuru, cupuaçu e bacuri são extraídos de produtores que vivem em comunidades ribeirinhas.
_______________
Ana Carolina Maia, é jornalista santarena, hoje residindo no RJ.
Tem que doar mais. Ele era um dos líderes da carreata contra fechamento do comércio e convidando o povo para protestar.
Quem é contra o isolamento social tem que doar alcool, cesta básica, respirador e bancar o estrago por incentivarem o povo a não respeitar as regras contra o codid 19.