Em Santarém, Lockdown não será prorrogado

Prefeito Nélio diz que deverá haver mais restrições à população

A Prefeitura de Santarém, em reunião por meio de videoconferência na tarde deste sábado (23) juntamente com o Comitê de Gestão de Crise, decidiu não prorrogar o Lockdown no município. Apesar de Santarém não ter atingido a meta de 70% de isolamento, mesmo assim, a Comissão decidiu por não continuar com a medida.

O Lockdown, traduzido como “fechamento total” começou a vigorar na última terça feira (19). A medida, que vale até este domingo (24), determina o fechamento de todos os serviços não essenciais como forma de combate a pandemia da Covid-19.

“O Comitê de Crise decidiu pela não prorrogação do lockdown, portanto, o lockdown em Santarém vai até domingo. Na segunda feira Santarém sai do lockdown mas isso não significa que a gente vá relaxar com as medidas restritivas em relação ao coronavírus”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

De acordo com o gestor, um novo decreto está sendo elaborado pela prefeitura de Santarém para regulamentação das novas medidas restritivas em relação à circulação de pessoas visando melhorar o isolamento social.

Nélio Aguiar ressaltou que o fim do lockdown se deve, principalmente, ao baixo índice de isolamento social alcançado pelo município.

“Mesmo com o lockdown, com todos esses efeitos amargos pra economia do município, nós não conseguimos ter índices satisfatórios que pudessem trazer um efeito melhor na redução da transmissão do vírus, uma vez que nosso melhor índice não chegou a 51% nos dois primeiros dias, foi inclusive abaixo de 50% e com isso você não consegue ter o efeito desejado”.

O prefeito afirmou que o isolamento social é importante mas as taxas pra se ter o efeito desejado tem que estar acima de 55%.  “de preferencia 70%, para que a gente pudesse bloquear a circulação do corona vírus”.

Com o fim do lockdown o comércio volta a funcionar de 9h às 15h, de acordo com as medidas restritivas estabelecidas antes do “fechamento total”.

Atualizado às 20h03 para novas informações!

One Reply to “Em Santarém, Lockdown não será prorrogado”

  1. Pra ser sincero esse lockdowun não deu certo, porque a população já estava toda contaminada. Na verdade veio pra queimar o prefeito Nélio, que estava administrando muito bem muito bem essa pandemia. O que tem que fazer é dialogar com a população a qual já está bem consciente.

Comments are closed.