Hospital de Campanha de Santarém passa a funcionar com seis leitos de UTI

Os equipamentos para a instalação dos cinco leitos chegaram na tarde desta terça-feira (19).
Divulgação – Foto: G1 Santarém

Com a finalização da montagem dos cincos respiradores e monitores que foram enviados pelo Governo do Estado do Pará nesta terça-feira (20), o Hospital de Campanha de Santarém (HCS) ampliou para seis o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na noite de ontem, 20 de maio. 

O secretário do Centro Regional de Governo, Henderson Pinto, falou sobre a ampliação no atendimento que os kits trouxeram. “Por determinação do governador Helder Barbalho, os equipamentos foram entregues para dar mais suporte de leitos de UTI no Hospital de Campanha. Fazendo parte do nosso projeto de ampliação desses leitos. Já estamos com todos os leitos de UTI do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) ocupados”, lembrou. 

Henderson aproveitou para reforçar as recomendações de isolamento para a comunidade santarena. “Só lembrando que os casos estão aumentando e por isso nós apelamos que a população aproveite esse lockdown para ficar em casa. Saiam somente em casos de extrema necessidade”, finalizou. 

O Diretor Geral do Hospital de Campanha de Santarém (HCS), Silvério Cardoso, comemorou a chegada dos equipamentos. “A ampliação da oferta de atendimento para casos mais graves é de suma importância nesse momento em que a saúde de Santarém pode enfrentar um colapso”, enfatizou.

Ampliação na capacidade de atendimento

O Hospital de Campanha de Santarém é uma unidade referenciada de atendimento porta-fechada para os casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, de baixa e média complexidade. Com a chegada dos kits de respiradores, o Hospital ampliou capacidade de atendimento para casos que necessitem de suporte ventilatório para seis leitos no total. 

No momento, o HCS realiza o atendimento de 59 pacientes na clínica e cinco na estabilização com suporte ventilatório.

_________________
Ascom Hospital de Campanha de Santarém